Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Moradores reclamam da falta de manutenção em terreno da administração municipal

qui, 30 de janeiro de 2020 05:08

Da Redação

O matagal que toma conta de um terreno na rua Joaquim Anibal, região central da cidade, tem preocupado os araguarinos que residem nas proximidades. De acordo com os moradores, no local acontece ainda o descarte de lixo que facilmente pode se tornar criadouro de mosquitos transmissores de doenças, gerados pelo acúmulo de água. Devido ao mato bastante alto pela falta de manutenção, eles relatam ainda que não é feito o trabalho de prevenção por parte dos funcionários da Zoonose.

Falta de manutenção de terreno da prefeitura causa indignação aos araguarinos

Falta de manutenção de terreno da prefeitura causa indignação aos araguarinos

A área é de propriedade municipal, conforme lei 4596 de 21 de dezembro de 2009. Segundo apurou a reportagem, em meados de 2017 foi autorizada a demolição do prédio e limpeza do terreno onde seria construída a nova sede da Câmara Municipal.

“Sempre ouvimos que os criadouros do mosquito da dengue estão dentro das casas, mas como a população vai controlar se a prefeitura deixa seus terrenos abandonados e sem a devida manutenção? Pedimos que sejam tomadas medidas para resolver a situação. Todos os impostos são pagos justamente para ter retorno, mas não é o que vemos.” questionou uma moradora.

Sobre o assunto, o secretário de Serviços Urbanos, Cândido Costa Arruda, informou que está ciente do problema. “Nessa época de chuvas o mato cresce mais rápido, então, pedimos para que a população tenha paciência. Estamos tendo um resultado bastante positivo nas áreas verdes e também em terrenos particulares. No referido terreno realmente há muita vegetação. É um local muito molhado por natureza e com esse período chuvoso dificulta ainda mais o trabalho com maquinário e até mesmo para os servidores. Estamos esperando a estiagem para entramos naquela área.”

Enquanto isso, as equipes das empreiteiras seguem trabalhando na poda e limpeza dos canteiros das avenidas principais, visando cumprir o cronograma estabelecido com as empresas responsáveis pelo serviço. Quanto a limpeza de terrenos abandonados, o secretário ressaltou ainda que proprietários estão sendo notificados pela secretaria e recebem um prazo para que a manutenção seja feita. Caso não cumpram essa medida, a secretaria fará a manutenção, enviando o orçamento e o valor a será lançado na dívida ativa do cidadão. Conforme a Lei 1638 do Código de Postura do município, a limpeza é de responsabilidade dos proprietários e o não cumprimento da lei pode gerar multa que varia entre 20 e 60% do salário mínimo.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: