Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Araguari vai receber verba para custear equipe de atendimento domiciliar a pacientes do Sus

sex, 10 de janeiro de 2020 05:42

Da Redação

Araguari está entre as sete cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a ser beneficiada com um aporte destinado ao custeio de equipes de profissionais da saúde especializados em tratamento domiciliar. A medida publicada no Diário Oficial da União (DOU) visa atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (Sus) que se encontram impossibilitados de locomoção até uma unidade médica do município.

Conforme informações do Ministério da Saúde, no total, serão mais de 410 equipes a serem disponibilizadas. A medida irá atender 210 municípios de 21 estados brasileiros. Na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, os municípios beneficiados serão: Uberaba, Patrocínio, Patos de Minas, Araguari, Coromandel, Prata e Tupaciguara.

O objetivo da ação é reduzir a demanda de atendimento nos hospitais, evitando internações e reinternações, bem como, diminuir o tempo de permanência de usuários internados pelo Sus. Sendo assim, o município poderá estruturar novas equipes a serem bancadas pelo recurso, ou, o montante pode ser direcionado a pagar os custos de uma equipe existente, desta maneira, auxiliando nas despesas da cidade.

Dos 210 municípios que irão receber o benefício, 178 estão sendo habilitados pela primeira vez na modalidade de Atenção à Saúde, com o atendimento especializado a pacientes domiciliares. O recurso no valor de R$ 160,4 milhões será repassado aos estados e municípios e a pasta competente ressaltou que através deste valor, 1.157 novas equipes multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emads) e equipes multiprofissionais de Apoio (Emaps) serão habilitadas.

“As Emads são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que ofertam um suporte médico completo aos pacientes que estão acamados. As Emaps têm composição mínima de três profissionais de nível superior, escolhidos entre oito diferentes ocupações: assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, farmacêutico e terapeuta ocupacional”, declarou o Ministério da Saúde.

A reportagem da Gazeta do Triângulo tentou contato com representantes da secretaria municipal de Saúde, para obter informações sobre a criação e organização das equipes multiprofissionais, mas não foi atendida até o fechamento da edição.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: