Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Obras do Ginásio Poliesportivo devem ser concluídas em março, afirma secretário

qua, 8 de janeiro de 2020 05:56

Da Redação

Munícipes não acreditam no prazo dado para a entrega 

Fechado para reforma em 2009, o Ginásio Poliesportivo ‘General Mário Brum Negreiro’ tem nova previsão de reinauguração: março de 2020. São 10 anos de interdição e, neste período, a reportagem pôde acompanhar várias obras feitas, refeitas e paralisadas no local, o que gerou morosidade no término dos trabalhos que por várias vezes foram divididos em etapas. Segundo engenheiros que avaliaram a obra, estas etapas apresentaram vários problemas, pois, não foram bem executadas na época.

Devido à falta de uso, durante algum tempo serviu de abrigo para moradores de rua. O local também se tornou palco de práticas criminosas, como atos de vandalismo e tráfico de drogas. Todo o processo de revitalização do Ginásio Poliesportivo é de responsabilidade da prefeitura, através das secretarias de Planejamento e de Esportes e Juventude, que trabalham em conjunto com a empresa ALLPRA Engenharia, atual responsável pela execução do projeto.

Por estar interditado há anos, o local se tornou palco de práticas criminosas, como atos de vandalismo e tráfico de drogas

Por estar interditado há anos, o local se tornou palco de práticas criminosas, como atos de vandalismo e tráfico de drogas

 

Em entrevista, o secretário de Esportes, Sebastião Naves, afirmou que o novo prazo foi um pedido da empresa, uma vez que houve o atraso de repasse de emendas federais. Além disso, o período chuvoso registrado nas últimas semanas também tem dificultado o andamento da obra. Outro fator de contratempo foi causado pelo sistema de esgoto do local. “Essa parte não estava prevista pelo cronograma, mas precisou ser refeita por ser bastante antiga e isso nos atrasou, sem contar o custo extra que também não entrou nos cálculos.”

Conforme ressaltou, apesar dos imprevistos a empresa vem trabalhando para cumprir o cronograma e demonstra otimismo quanto à entrega da obra dentro da data prevista. “Estamos trabalhando para que a inauguração aconteça o mais breve possível. Nesta etapa final falta apenas a colocação do piso em volta do Ginásio, além dos acabamentos em torno da quadra, banheiros e pinturas em partes do prédio restantes. Também estamos aguardando os repasses feitos pela Caixa Econômica Federal para que sejam colocados os vidros temperados e outros pequenos detalhes.”

O novo projeto do Ginásio apresenta 1850 assentos individuais, sendo, 180 cadeiras da área VIP e outras 45 com estofados na Tribuna Especial. As cabines para transmissões esportivas também estão prontas com a frente revestida em vidro, favorecendo a visão das equipes de transmissão. A intervenção contemplará ainda o Araguari Tênis Clube (ATC) que oferece atividades gratuitas de hidroginástica, natação, basquete, vôlei, futsal e handebol aos araguarinos. Antes, o ATC era separado por um muro das demais dependências do Ginásio e agora terá uma área comum a todos que por ali passarem.

As obras do ginásio também estão sendo trabalhadas para que estejam em conformidades com as normas que dispõem especificamente sobre os meios de acessibilidade em edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, também foram construídas duas rampas de acesso, além de um elevador que garantirá a entrada e deslocamento de cadeirantes. Mesmo diante de tais esclarecimentos, a população se mostra indignada.

Bastam poucos minutos de conversa com os munícipes que residem ou trabalham nas proximidades do Ginásio Poliesportivo, para perceber que muitos araguarinos não acreditam que a obra seja de fato entregue. “Foram tantos anos, tantas promessas de conclusão que ninguém espera mais ver esse ginásio pronto. A obra passou pelas mãos do prefeito Marcos Coelho e na época ele não conseguiu terminar, acredito que isso não acontecerá agora,” ponderou um empresário que preferiu não se identificar.

Outros populares falaram ainda sobre a necessidade de serem investigadas as empresas e recursos que foram destinados para a reforma. “Onde está o Ministério Público para investigar esta obra que nunca tem fim? Está passando da hora de os secretários também se empenharem mais e trabalhem pela cidade. Não temos esporte em Araguari, não há incentivo e até o ginásio que poderia representar dias melhores para o esporte, não é a nossa esperança,” disse um morador das proximidades.

O Ginásio Poliesportivo foi inaugurado em 1982 na gestão do então prefeito Fausto Fernandes de Melo. Nas décadas de 80 e 90, foi palco de shows de grandes nomes da música brasileira e eventos esportivos importantes, momentos que são bastante relembrados por muitos araguarinos.

 

2 Comentários

  1. darciano disse:

    Que a morosidade e burocracia do poder publico nao transforme em elefante branco uma obra de grande valia aos araguarinos de toda faixa etaria,,numa cidade carente de outras coisas…e que dinheiro publico nao seja mais de ninguem nem descartavel a sua destinacao…oremos.

  2. Anônimo disse:

    Se voce ir pessoalmente no ginasio entrar lá dentro vai ver que esta tudo quase a mesma coisa . Só Deus para abençoar Araguari .

Deixe seu comentário: