Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Festival de Arte Negra acontece em alusão ao Dia da Consciência Negra

sex, 22 de novembro de 2019 05:40

por Laura Alvarenga

Será realizado no próximo dia 29 de novembro, às 7h30, na porta do Palácio dos Ferroviários, o Festival de Arte Negra, promovido pela Central Única das Favelas (Cufa), em parceria com a TV Integração – Afiliada Rede Globo e a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec).

‘Projeto Jovens em Ação’ foi desenvolvido justamente em alusão ao Dia da Consciência Negra

‘Projeto Jovens em Ação’ foi desenvolvido justamente em alusão ao Dia da Consciência Negra

 

O espetáculo acontece como encerramento do projeto ‘Jovens em Ação’ iniciado no mês de agosto. Durante esse período os integrantes participaram de oficinas específicas de percussão, capoeira, teatro, rimas e danças. Segundo o coordenador da Cufa, Agnaldo Silva (Zulu) a ideia era exatamente finalizar o projeto no mês de novembro, quando é comemorada a consciência negra. O objetivo é levar às pessoas da comunidade uma reflexão sobre essa questão, para que, além da conscientização, a sociedade se sensibilize.

As oficinas do projeto ‘Jovens em Ação’ desenvolveram trabalhos voltados para a conscientização relativa ao enfrentamento do racismo e conforme Zulu, “incluindo o racismo institucional, durante o cotidiano de cada um, para eles conseguirem detectar e combater”. Em complemento, continuaram as aulas normais da grade curricular, do conteúdo programático de cada oficina. E agora, terá a culminância com a apresentação do espetáculo que reúne as cinco oficinas totalmente distintas, mas que se integram dentro do projeto jovens em ação.

“Muitos me perguntam por que até hoje não busquei na Câmara Municipal a institucionalização de um feriado no dia 20 de novembro. Pessoalmente, não quero um feriado, mas sim um dia de reflexão para que as pessoas busquem saber o motivo deste dia de Consciência Negra. Desejo que lutem para melhorar e se integrar no mercado de trabalho, para ter condições socioeconômicas, para dar condições de vida melhor para os seus filhos e para sua família. Não quero um dia para descansar, mas sim para progredir, refletir e buscar.” destacou o coordenador da Cufa.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: