Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Faec disponibiliza edital para inscrição de projetos culturais no PMIC

sáb, 2 de novembro de 2019 05:20

Da Redação

Os araguarinos também estão convidados à participar da 4ª Conferência Municipal de Cultura que acontece na segunda-feira

As orientações e critérios para a inscrição de projetos artístico-culturais no Programa Municipal de Incentivo à Cultura “Geraldo França de Lima” (PMIC) podem ser conferida por meio do edital 01/2019, disponibilizado pela Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec). De acordo com o documento publicado no Correio Oficial do município na edição de sexta-feira, 1º de novembro, os proponentes podem apresentar projetos no valor máximo de até R$ 20 mil.

Projetos aprovados serão providos com recursos do Fundo Municipal de Cultura

Projetos aprovados serão providos com recursos do Fundo Municipal de Cultura (arquivo)

 

As inscrições estarão disponíveis a partir de segunda-feira, 4, e se estendem até o dia 3 de janeiro. Podem participar pessoas físicas, por meio da comprovação da atuação de pelo menos dois anos na área cultural e pessoas jurídicas, desde que sua atuação seja específica no setor cultural. Diante disso, os proponentes deverão apresentar uma série de documentos, além da ficha de inscrição, formulário padrão de documentos e formulário padrão de projetos, junto à Coordenadoria do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (COPMIC) situada à rua Brasil Accioly, 86, Centro. O horário de atendimento será das 13 às 17h, de segunda à sexta-feira.

Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto na área artístico-cultural em algumas das áreas abrangidas pelo PMIC, como por exemplo, teatro, dança, circo, ópera, produção e exibição de obras audiovisuais, radiofônicas, mídias eletrônicas, CD-ROMs e DVDs, artes plásticas, fotografia, música, literatura, histórias em quadrinhos, revistas e catálogos de arte, folclore e artesanato; levantamento, estudos, pesquisa e outros.

O PMIC tem como finalidade promover a captação e canalização de recursos para o setor cultural, de modo a estimular a realização de projetos artístico-culturais. Assim, nesta edição, serão disponibilizados R$ 295 mil oriundos do Fundo Municipal de Cultura (FMC) devendo ser aprovados 23 projetos. Para isso, todas as propostas inscritas serão avaliadas pela Comissão de Análise e Seleção (CAS) e passarão por quatro etapas, sendo a pré-análise e habilitação dos projetos; a análise e avaliação; além da execução dos projetos aprovados e a prestações de contas.

Em entrevista, Rafael Guedes presidente da Faec, demonstrou grande expectativa quanto à realização do PMIC. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Existe uma grande procura, a CAS foi recomposta, regularizamos o regimento interno justamente para dar mais transparência para o processo do PMIC que é o programa cultural mais importante do município. A nossa intenção é incentivar a sociedade a construir cultura e por meio do fomento de atividades culturais teremos melhorias em vários setores principalmente, a economia da cidade, sem contar na possibilidade de descobrir novos artistas araguarinos.”

As informações completas sobre as inscrições podem ser obtidas no edital do PMIC, disponível no site da prefeitura (www.araguari.mg.gov.br) ou na sede da fundação. Na oportunidade, o presidente também convidou a população para a 4ª Conferência Municipal de Cultura, que também acontece na próxima segunda-feira, 4, a partir das 18h30. Realizada pela Faec em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, o evento será promovido na Casa da Cultura “Abdala Mameri”.

Durante as cinco audiências preparatórias para a Conferência, foram discutidas ações específicas para cada setor da produção cultural. Através disso, os setores representativos da sociedade poderão apresentar suas propostas, visando a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), instrumento de planejamento estratégico que orientará a execução da política cultural de Araguari para os próximos dez anos.  “Será o momento de ouvir as partes interessadas e conhecer as reais necessidades de cada segmento. Por isso é muito importante que todos participem e colaborem com sugestões, soluções, ideias e possibilidades que fomentarão ainda mais a cultura do município. Ressalto ainda, que, por meio da criação do plano, Araguari estará apta a estabelecer o Sistema Municipal de Cultura e aderir ao Sistema Nacional de Cultura, que irá trazer vários benefícios ao município,” completou.

Para participar da 4ª Conferência Municipal de Cultura é preciso se inscrever. Assim, a orientação é para que os interessados cheguem ao local com antecedência. Também haverá emissão de certificados.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: