Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Fase final de desenvolvimento do Plano Diretor de Araguari terá participação de estudantes de Direito

sáb, 26 de outubro de 2019 05:35

Da Redação

Para ampliar a discussão sobre políticas públicas e estudar a legislação municipal, alunos do 5º período do curso de Direito do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac Araguari) estão participando do Projeto Integrador. A atividade faz parte do cronograma da instituição de ensino e tem como objetivo, promover o raciocínio jurídico, estimular a argumentação e a reflexão crítica. A iniciativa também pretende integrar diversas disciplinas do curso, unindo o conhecimento no decorrer dos estudos com a parte prática.

Alunos do 5º período do curso de Direito participaram de palestra alusiva ao do Projeto Integrador

Alunos do 5º período do curso de Direito participaram de palestra alusiva ao do Projeto Integrador

 

Diante disso, a coordenação do curso promoveu uma palestra que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Wesley Lucas de Mendonça (PPS). Durante o evento, o vereador ressaltou principalmente a importância do poder Legislativo para a integração da representatividade dos cidadãos e do desenvolvimento das cidades.

“Fiquei extremamente feliz ao ser convidado pela coordenadora geral Gleice Silva para dar a palestra voltada ao tema Direito à Propriedade x Função Social da Propriedade. Após o debate, foram discutidas algumas propostas que serão trabalhadas durante o projeto integrador e, a partir disso, eles optaram pelo plano diretor que se encontra em desenvolvimento. Assim, sugeri que os alunos participassem com sugestões e emendas à fase atual do plano,” contou o vereador.

Desta forma, na próxima etapa do projeto alunos e os professores Paulo Roberto de Oliveira Santos e Lucille Garcia Gomes farão a análise do novo Plano Diretor. Segundo explicou Wesley Lucas, antes de ser votado o novo plano diretor, serão realizadas audiências públicas e os alunos apresentarão suas propostas de inclusão ou alteração no documento.

“Tive uma reunião na Procuradoria Geral do município, a fim de saber sobre o andamento do desenvolvimento do Plano Diretor, pois, também tenho sido cobrado por empresários que tem o interesse de investir na cidade. Fui informado que o documento está em fase de revisão geral e deve ser concluído na próxima semana. Posteriormente será enviado à Câmara. A intenção é de que os grupos de alunos estudem o documento para apresentar possíveis alterações ou melhorias para que possamos incluir no documento para a votação na Câmara”.

O Plano Diretor precisa ser revisto a cada 10 anos. Em Araguari, o documento venceu no ano de 2014, posteriormente foi contratada uma empresa através de processo licitatório, mas não chegou a ser finalizado. O documento é o instrumento estratégico de implementação da política municipal de desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental, integrando o processo de planejamento e gestão municipal e vinculando todos os agentes públicos e privados. Nele são previstas diretrizes de curto e longo prazo de diversos setores como indústria, comércio, administração municipal, saúde, educação etc.

“Estamos cobrando que seja feita a regularização do plano diretor, pois, precisamos fazer readequações para garantir o desenvolvimento da cidade, como por exemplo, quanto à mobilidade urbana. Essas informações também nos auxiliarão no que diz respeito à doação de áreas, para que seja evitada a ocorrência de irregularidades. Acredito que o poder público precisa ser o elemento facilitador e no estado democrático de direito uma das maravilhas é a possibilidade da participação popular. Quando a sociedade participa, a chance de acertar é maior, assim, agradeço também aos acadêmicos pela receptividade durante a palestra e a preocupação com a sociedade araguarina.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: