Projeto do deputado José Vitor propõe Lei do Desmatamento Ilegal Zero
sex, 30 de agosto de 2019 05:58Da Redação
O desmatamento é um dos grandes problemas ecológicos que o país está enfrentando. Várias são suas causas e elas têm peso distinto nas diversas regiões, sendo que entre as mais importantes estão: a conversão das terras para a agricultura ou para a pecuária e a exploração madeireira, por exemplo. O estado do Pará é o mais atingido pelo desmatamento recente, seguido pelo Mato Grosso, Roraima e Rondônia. Preocupado com esta situação, do deputado federal e presidente da Subcomissão Agroambiental, José Vitor (PL) apresentou o projeto 4.689/2019, que está tramitando em regime de urgência. A matéria — que deve ser votada na Câmara dos Deputados até a próxima semana, pretende fazer com que as punições contra o desmatamento no país fiquem mais severas. Enquanto isso, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a bancada ruralista estão pleiteando apoio para que o projeto seja aprovado.

Preocupado com a crise ambiental no país, deputado federal José Vitor apresentou o projeto intitulado Lei do Desmatamento Ilegal Zero
Em entrevista, José Vitor ressaltou que a Lei do Desmatamento Ilegal Zero, pretende demonstrar o comprometimento do país com a preservação. “Em meio à crise ambiental do país, esta é uma resposta imediata a tudo que vem ocorrendo e se trata de um assunto importante tanto para os brasileiros quanto para o mundo. Nosso sistema produtivo é moderno e sustentável, não há espaço para atitudes ilegais.”
O projeto propõe que a pena seja de um a cinco anos de detenção, além de multa a quem desmatar; adquirir ou vender vegetação nativa sem apresentar a devida autorização emitida pelo órgão ambiental competente. Conforme a atual legislação, a lei determina detenção de um a três anos e multa. Se o desmatamento acontecer em área de preservação premente, reserva legal ou unidade de conservação, a pena será elevada em um sexto.
“Essa medida leva ainda em consideração que, aqueles que cometem o desmatamento ilegal não podem ser chamados de produtores. O desmatamento ilegal é feito por bandidos. Por isso, todo o Congresso Nacional está empenhado nas causas ambientais e está analisando o nosso projeto,” disse.
A proposta prevê ainda que seja feito um cadastro nacional para aglutinar e disponibilizar, no prazo de até 60 dias, as autorizações para supressão ambiental, independentemente de, em qual órgão ou esfera estejam. O tema tem sido bastante discutido nos últimos meses e também faz parte dos temas estratégicos tratados como prioridade pela Frente Parlamentar da Agropecuária.
Ao abordar a questão do desmatamento, o presidente do colegiado, Alceu Moreira (MDB-RS), afirmou que “desmatamento é caso de polícia, não de política. E tem que prender quem desmata. Os agricultores brasileiros apoiam qualquer grupo ambientalista que realmente esteja lutando pelo fim do desmatamento ilegal”.
Em junho, A FPA entregou ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, um manifesto pelo desmatamento ilegal zero. No documento, a Frente afirma que o tema é um dos mais importantes da pauta conjunta entre a agropecuária e o meio ambiente e que o governo brasileiro não dispõe ainda de ferramentas de monitoramento sobre o que é desmatamento garantido pela legislação (legal) e o ilegal, aquele que é considerado crime contra os biomas.
Desmatamento
Segundo nota técnica do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), com dados coletados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) os dez municípios amazônicos que mais registraram focos de incêndios foram também aqueles que tiveram maiores taxas de desmatamento. “Estas cidades são responsáveis por 37% dos focos de calor em 2019 e por 43% do desmatamento registrado até o mês de julho”, aponta o documento.
As queimadas são consideradas o processo final do desmatamento e servem para limpeza e transformação da área para pastagem ou, em menor número de casos, para plantações agrícolas. Para o Ipam, “a relação entre desmatamento e fogo mostra-se particularmente forte neste ano de 2019”. As queimadas, que neste ano atingem a região amazônica, se concentraram em municípios com as maiores áreas desmatadas no mesmo período.
15 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Solicitamos urgencia na aprovação da Lei do desmatamento zero da Amazonas
Sem mata, sem oxigênio, vida que acaba!
Prezado Deputado(a), escrevo para pedir que vote a favor da lei pelo desmatamento ilegal zero essa semana. A Amazônia está em chamas e precisa que todos nós façamos algo AGORA!
89% (!!!) dos brasileiros querem que o Congresso aprove ZERO desmatamento ilegal. Esse é o tema que une todos cidadãos,, ambientalistas e ruralistas.
A união de deputados de diferentes espectros políticos é exatamente o que o Brasil precisa para melhorar sua proteção ambiental — Deputado(a), apoie a lei para zerar o desmatamento ilegal!
Parabéns, Deputado! Precisamos com urgencia a aprovação da Lei do desmatamento zero da Amazonas
Deputado,solicitamos apoio na aprovação da Lei do desmatamento zero da Amazonas
AMIGO
PEDIMOS URGÊNCIA NA APROVAÇÃO DA LEI DESMATAMENTO ZERO
Prezado deputado vamos aprovar desmatamento zero (ILEGAL)
Deputado,solicitamos apoio na aprovação da Lei do desmatamento zero da Amazônia.
deputado vamos lutar para defender a nossa Amazônia e junto nossa soberania ….parabéns
Precisamos defender e preservar nossa Amazônia. O povo brasileiro pede URGÊNCIA na APROVAÇÃO da LEI do DESMATAMENTO.
AMIGO
PEDIMOS URGÊNCIA NA APROVAÇÃO DA LEI DESMATAMENTO ZERO
obrigada
Prezado Deputado,
Pedimos urgência na aprovação da Lei do Desmatamento Ilegal ZERO!
Prezado Deputado(a), escrevo para pedir que vote a favor da lei pelo desmatamento ilegal zero essa semana. A Amazônia está em chamas e precisa que todos nós façamos algo AGORA!
89% (!!!) dos brasileiros querem que o Congresso aprove ZERO desmatamento ilegal. Esse é o tema que une todos cidadãos,, ambientalistas e ruralistas.
A união de deputados de diferentes espectros políticos é exatamente o que o Brasil precisa para melhorar sua proteção ambiental — Deputado(a), apoie a lei para zerar o desmatamento ilegal!
Gratidão pela lei !
Um minuto de sua atenção Deputado !
Verde, ver arder, verdor
Elaine Perez
Vergôntear, movimento da alma brasileira que pulsa, clama, ecoa.
Desejo de criar brotos, rebentos, vida.
Nosso povo precisa de vozes que unam, criem potência, cuidem, afaguem a terra que nos abriga.
A floresta chora, arde em febre, nossos reinos estão desfalecendo, pela barbárie humana.
Ignorância soberba de um poder de portas fechadas, que condena as vozes de potência .
Poder que grita e só sabe ouvir a si mesmo.
Verdugos que espalham destruição, vergonha, verborragia, desunião.
A potência precisa se manifestar, mesmo que seja neste momento pelas lágrimas do nosso povo, pelas nossas lágrimas, chuva a cântaros, capaz de apagar o fogo e salvar vidas.
As nossas vidas.
Nossas vozes precisam cantar, cânticos verdejantes.
Nossas tribos precisam dançar a dança da chuva.
Nosso povo precisa de encontros que brotem.
Floresçam .
Abriguem.
Frutifiquem.
Dor que se transformará em verdor.
Dedos verdes, semeadores do bem, do bem comum.
Prezado Deputado, escrevo para pedir atue fortemente para que a votação da lei contra o desmatamento ilegal aconteça essa semana. A Amazônia está em chamas e precisa que façamos algo AGORA!
89% dos brasileiros querem que o Congresso aprove ZERO desmatamento ilegal. Esse é o tema que une todos cidadãos, ambientalistas e ruralistas.
A união de deputados de diferentes visões políticas é exatamente o que o Brasil precisa para a preservação de nossas riquezas naturais Deputado, faça tudo que puder para apoiar a lei para zerar o desmatamento ilegal URGENTEMENTE!
Atenciosamente
Elaine Perez
Prezado deputado, admiro sua coragem e determinação. Estou certa que vê nesta Pátria amada o futuro da humanidade. Porquê o futuro deste planeta não será conquistado através do poder econômico de geração de capital, mas sim nas forças do bem, do amor à natureza.
Pensar nas futuras gerações gera um bem enorme.
Preservar as florestas gera um bem enorme e criar LEIS DE PROTEÇÃO também gera um bem enorme.
Parabéns pela coragem e iniciativa
Att