Araguari, 131 anos de história e desenvolvimento
qua, 28 de agosto de 2019 05:13por Laura Alvarenga
Comemorando 131 anos nessa terça-feira, 28, Araguari tem muita história a contar. Localizada no Triângulo Mineiro e com uma área de 2.729,508 km², com 1.262 km² de área urbana e 1.481 km² de zona rural, a cidade ocupa a 18ª maior economia do estado de Minas Gerais, com cerca de 120 mil habitantes.
Destaque no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a cidade tem diversos privilégios, bem como o fato de estar posicionada em um local estratégico no eixo São Paulo – Brasília e interligada a todo o território nacional por meio de rodovias duplicadas e ferrovias.
Em desenvolvimento constante, Araguari possui riquezas inigualáveis. Considerada como o ‘Paraíso das Cachoeiras’, com mais de 100 quedas d’água de dimensões variadas, são apenas algumas das atrações turísticas que a cidade oferece. O potencial turístico do município está aberto para a exploração consciente, além de estar localizado entre rios Paranaíba e Araguari e represas, oferecendo lazer e qualidade de vida a toda população, que conta com 100% de iluminação pública, pretensão de 93% da rede de esgoto tratada após a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central, no início dessa semana, e 95% de vias asfaltadas.

Principal ponto turístico da cidade, Bosque John Kennedy poderá passar por reformas futuramente
Araguari tem um traçado urbanístico privilegiado, com ruas e avenidas largas e pavimentadas, praças localizadas em pontos estratégicos, dando destaque ao Bosque John Kennedy, uma das maiores reservas florestais urbanas do Brasil e ponto turístico de visita obrigatória. O local, inclusive está à espera de uma revitalização completa, tanto na parte interna quanto externa, dependendo apenas da conclusão e aprovação do novo projeto.
Os estudos de avaliação da área foram iniciados e passam por um processo de adequações, de modo que possa atender às demandas necessárias do local. A empresa responsável ficará encarregada de fazer a elaboração dos projetos arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural e 3D, o qual apontará o que precisa ser feito para revitalizar tanto o interior quanto o exterior do Bosque.
Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 1995 apontou a existência de 113 espécies de arbóreas nativas representadas por 1.523 árvores por hectares, não fazendo parte do estudo as arbustivas, herbáceas, epífitas e lianas (cipós), que, em um levantamento total, poderia chegar a mais de 300 espécies. A maior parte das espécies necessita de água em quantidade média durante o ano, perde folhas para enfrentar uma estação seca e existe em regiões de cerrado, também conhecidas popularmente por “capões de Mata”. O local é considerado uma das maiores reservas urbanas naturais da região.
Isso tudo, sem contar os patrimônios tombados. Hoje são 32 bens móveis e imóveis tombados em diversos pontos e que ajudam a lembrar do início da história da cidade. Para o chefe do Executivo, o prefeito Marcos Coelho de Carvalho, Araguari sempre viveu momentos singulares desde a sua fundação e cada araguarino trabalha para que essa realidade continue diuturnamente.
“Estamos comemorando 131 anos de um passado glorioso e o futuro está acontecendo em Araguari. Tenho a certeza de que nossa cidade irá se destacar ainda mais no cenário nacional e até mesmo internacional. Uma localização geográfica estratégica, empresas e indústrias multinacionais que acreditaram em nossa força, potencial e mão de obra. Temos água de qualidade e em abundância, agora com 93% do nosso esgoto tratado e em breve teremos muitas outras infraestruturas que farão parte da nossa cidade. Juntos, iremos manter Araguari nos trilhos da prosperidade e do desenvolvimento”.
Segundo o vereador presidente da Câmara Municipal, Wesley Lucas de Mendonça (PPS) Araguari passa e continuará passando por um processo de desenvolvimento. O vereador ainda ressaltou esperar que “nos próximos anos Araguari cresça muito mais com a questão da universidade, e principalmente, pelos investimentos que tem ocorrido graças às diversas empresas”.
A redação da Gazeta do Triângulo tentou entrar em contato com a juíza e diretora do Foro da Comarca de Araguari, Juliana Faleiros, para saber o posicionamento do poder Judiciário a respeito do que se espera para a cidade nos próximos anos, mas não obteve resposta.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
