Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Unidade de saúde será instalada no Pace visando ampliar serviços médicos à população

sex, 7 de junho de 2019 05:50

Da Redação

A instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região central do município, foi pauta de reunião promovida na última quarta-feira, 5. Na ocasião, o prefeito Marcos Coelho recebeu os secretários de Saúde, Guilherme Afonso e de Administração, Thereza Christina Griep, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eduardo Tadeu de Paula e da coordenadora da Atenção Primária Marislene Pulsena da Cunha Nunes. Também acompanharam o encontro, os vereadores Wesley Lucas de Mendonça (PPS) e Ana Lúcia Prado (PTB).

População da região central da cidade contará com atendimentos em uma unidade básica de saúde

População da região central da cidade contará com atendimentos em uma unidade básica de saúde

 

Na ocasião, foi discutida a necessidade do funcionamento de unidade para atender principalmente à população do Centro e do bairro Rosário. Durante o encontro ficou acertado que o melhor local para disponibilizar atendimentos é o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) situado à rua José Carrijo, 205, Centro. A justificativa é de que o local funciona somente uma vez por semana, nas manhãs de terças-feiras. Diante disso, ao longo da semana poderiam ser oferecidos outros serviços médicos e dar mais comodidade aos munícipes.

Em entrevista, Guilherme Afonso ressaltou que a intenção é de que uma equipe completa de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, esteja à disposição durante toda a semana para atender os moradores da referida região. “Não temos uma unidade referência para atender a população da região central da cidade, que precisam procurar outras unidades em bairros próximos. Assim, o nosso plano de ação é preparar a equipe e organizar o atendimento no Pace, onde também são feitas as coletas de sangue semanalmente. Essa ideia inicialmente foi proposta para a diretoria do Pace e tem como intuito de melhorar os serviços médicos na cidade e impedir o fechamento do posto de coleta de sangue.”

A previsão é de que os atendimentos sejam iniciados entre os meses de julho e agosto. Sobre a situação do possível fechamento do Pace, o secretário de Saúde ressaltou que tanto o Executivo, quanto Legislativo estão empenhados para manter a prestação do serviço na cidade. “A reunião com o coordenador do Hemocentro Regional– Hemominas, Paulo Henrique foi produtiva. Apresentamos algumas propostas e a instalação da UBS no posto é uma delas; agora estamos nos organizando. O próximo passo é nos reunir novamente com a equipe que está acompanhando essa situação para alinhar todas as questões. A priori é uma situação complexa que estão vivenciando, mas vamos lutando para manter o Pace em Araguari.”

Ainda segundo ele, durante a próxima semana fará viagens no intuito de buscar parcerias e fazer gestão junto ao governo do Estado. “Com o apoio que temos da prefeitura e Legislativo, acredito que estamos no caminho certo. Também acredito que essa iniciativa trará benefícios para a cidade.”

Enquanto isso, o trabalho no posto de coleta continua sendo feito. Conforme ofício encaminhado ao município, a direção do Hemocentro Hemominas, propôs que a desativação do Pace aconteça em até 60 dias a partir do recebimento do documento. A justificativa apresentada é de que Araguari nunca atingiu o quantitativo programado de coletas, chegando em, no máximo, 80% que podem ser atendidos em Uberlândia, além do contingenciamento do Estado.

2 Comentários

  1. Cláudio disse:

    Lógico que não vai atingir! Um posto que só funciona as terças pela manhã, na currutela de ituiutaba funciona até à noite.

  2. Luiz disse:

    Várias pessoas que tem vontade de doar sangue não doam por não poderem ir durante o horário de trabalho.

Deixe seu comentário: