Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Consumidores devem ficar em alerta contra golpes de estelionatários

qui, 23 de maio de 2019 05:17

Da Redação

Golpistas fazem contato telefônico com as vítimas no intuito de receber dados que autorizam transações bancárias

A virtualização de transações bancárias e movimentações financeiras trouxeram consigo problemas à segurança do cliente. Diariamente estão sendo registrados em Araguari, casos em que populares recebem ligações de pessoas que se dizem funcionários de agências bancárias e solicitam à vítima que confirme alguns dados. Há ainda mensagens sobre prêmios, em que basta o cliente informar alguns dados para resgatá-lo.

Caso receba uma dessas ligações, o cliente deve entrar em contato com a instituição financeira a qual é vinculado

Caso receba uma dessas ligações, o cliente deve entrar em contato com a instituição financeira a qual é vinculado

 

Através destas práticas, criminosos usam técnicas para manipular e convencer as pessoas a revelar seus dados, posteriormente, transferem dinheiro, fazem saques e realizam compras e em alguns casos, os clientes tem dificuldades em conseguir recuperar o dinheiro roubado. Diante disso, a reportagem entrou em contato com Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor). Em entrevista, a diretora Michelle Cursino afirmou que, de fato, o departamento tem sido bastante procurado pelos araguarinos na tentativa de solucionar problemas desta natureza.

Assim, para não cair em golpes como esse, a diretora orienta a não informar senhas bancárias e documentos pessoais como RG e CPF, mesmo que a pessoa se identifique como funcionário do banco ou da administradora de cartões de crédito. “Caso receba uma ligação suspeita, desligue e, entre em contato com a central de atendimento pelos telefones indicados no site do banco. Outra opção é ligar diretamente para o gerente para se informar sobre o que está acontecendo em sua conta.”

Em casos de realização de contratos, segundo ressaltou, a forma mais segura é efetuar pessoalmente. “Atualmente há meios de fazer contas ou contratos de serviços pela internet, mas é preciso verificar a veracidade das informações e se os sites são confiáveis. Muitas vezes as pessoas fazem a solicitação do serviço, efetuam o pagamento, mas não recebem o que foi contratado.”

Os criminosos também têm enviado e-mails com conteúdo atrativo para o consumidor clicar e ser direcionado para um site falso, além disso, esses e-mails também podem infectar computadores, tablets ou celulares. A orientação nestes casos é não clicar em links e arquivos. Nos casos em que o golpe tenha ocorrido, a pessoa que se sentiu lesada ou acha que algum sigilo de dados cadastrais foi quebrado, deve procurar a Polícia Militar para registrar boletim de ocorrência.

O consumidor pode ainda entrar em contato com o Procon que irá analisar a situação e poderá instaurar processo administrativo, ou ainda por meio da Justiça. Para outras informações e esclarecimento de dúvidas, o Procon de Araguari se coloca à disposição através dos telefones 3690-3078 e 3690-3139.

Outros golpes

Torpedo premiado: a vítima recebe uma mensagem de celular com a notícia de que ganhou um prêmio. Ao ligar para o número, os estelionatários solicitam um depósito em dinheiro ou em crédito de celular, para que o prêmio seja retirado.

Falso sequestro: por telefone, o golpista diz estar com o filho ou outro parente da vítima e exige dinheiro para soltá-lo. Dica: não se apavore e peça ao suposto “sequestrador” para perguntar a seu filho algo que só ele saiba responder, como o nome do cachorro de infância.

Bilhete premiado: o golpista oferece um bilhete de loteria que estaria premiado, em troca de dinheiro rápido. A quantia pedida é sempre menor do que o valor do prêmio. Porém, o bilhete, na verdade, não tem prêmio nenhum.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: