Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Vereador pede informações sobre contratação de operações de crédito aprovadas pela Câmara

qua, 8 de maio de 2019 05:56

Da Redação

Segundo ele, recurso poderá ser empregado na pavimentação asfáltica das ruas do bairro Sewa e também na avenida Coronel Belchior de Godoy

Moradores de Araguari tem enfrentado transtornos com a falta de asfaltamento ou de manutenção em vias do município. O assunto foi novamente levado ao plenário da Câmara Municipal, durante sessão ordinária desta terça-feira, 7, pelo vereador Paulo do Vale (PV). Ele apresentou um requerimento pedindo que a pasta competente realize com prioridade, a pavimentação asfáltica nas seguintes vias: Cinquenta, Cinquenta e Quatro, Cinquenta e Seis, avenida Santa Catarina, localizadas no bairro Sewa e também em um trecho da avenida Coronel Belchior de Godoy.

Paulo do Vale ressaltou que as obras poderão ser realizadas por meio dos recursos disponibilizados através de leis de operações de crédito que foram aprovadas pelo Legislativo

Paulo do Vale ressaltou que as obras poderão ser realizadas por meio dos recursos disponibilizados através de leis de operações de crédito que foram aprovadas pelo Legislativo

 

Para esta obra o vereador ressaltou que a gestão municipal poderá utilizar os recursos disponibilizados através das Leis 6.126 de dezembro de 2018 e nº. 5.935 de setembro de 2017. Ambas autorizam o município a contratar operações de créditos junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Governo Federal. Somados, os valores totalizam giram em torno de R$ 10.650.000,00 que devem ser empregados em obras de infraestrutura urbana.

“Estamos um momento financeiro delicado, mas temos essas duas leis que passaram pela Câmara, foram aprovadas e autorizam o prefeito à aderir ao empréstimo para atender à esses bairros. O recurso está à disposição do município e as ruas continuam sem asfalto, gerando situações de transtorno para os munícipes. Temos sido criticados nas ruas pela falta de obras de infraestrutura, mas precisamos deixar claro que nós vereadores não executamos, apenas fiscalizamos. Que o prefeito Marco Coelho dê uma resposta se irá aderir ao empréstimo e faça as obras. Esta cobrança é uma prestação de contas à população araguarina.”

Na ocasião, o edil apresentou outro requerimento pedindo que seja feito o cascalhamento na avenida Coronel Belchior de Godoi, até que seja realizada a pavimentação asfáltica. “Que seja feita uma medida paliativa naquele local, como a colocação de raspa de asfalto que possam ser depositadas nos trechos da referida avenida. Nós sabemos que há maquinário para fazer o serviço e seria esta uma forma de ajudar os moradores daquela região.”

Em entrevista, o secretário de Planejamento Marlos Fernandes, explicou que de fato foram votadas as leis autorizativas na Câmara Municipal e precisam passar por verificação da capacidade de endividamento junto ao credor responsável pelas operações. “O prefeito Marcos Coelho está viabilizando junto aos bancos e Ministério em Brasília, a fim de garantir estas obras. Estamos fazendo levantamento das ruas que receberão a pavimentação, por meio de projetos de engenharia. Ressalto que estamos empenhados e trabalhando não somente visando a pavimentação asfáltica, mas também outras obras como, por exemplo, a construção do Centro Administrativo que também será encaminhado ao Legislativo em breve.”

Audiência Pública

A Comissão de Serviços Públicos da Câmara Municipal se reunirá na próxima quinta-feira, 9, às 16h30 para tratar de questões relacionadas à morosidade na execução de obras em Araguari. A iniciativa atende a um pedido do vereador Levi Siqueira (MDB) que solicitou uma audiência pública durante a sessão ordinária realizada no dia 30 de abril.

De acordo com o edil, estão convidados a participar os responsáveis pelas secretarias municipais e a procuradoria do município, para que sejam fornecidas informações sobre o andamento, a demora e os entraves para a execução de obras na cidade. “Sabemos que existe muita burocracia, mas precisamos de explicações quanto à morosidade na entrega destes projetos ou a falta de disponibilização de serviços básicos à população. Para fiscalizar, devemos ter conhecimento quanto ao andamento de cada um dos projetos.”

Dentre as obras citadas pelo vereador estão o recapeamento no bairro Gutierrez que possui pendências técnicas, a demora da entrega dos serviços do bairro Vieno e o atraso na realização de cirurgias de amídalas e adenóides que até então aguardavam a realização de convênio com hospital Santo Antônio, além da revitalização do prédio do antigo Pronto Socorro, ou ainda as obras do Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: