Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Reabertura do Pronto Socorro pauta requerimento visando ampliar o atendimento à população

sex, 3 de maio de 2019 05:44

por Samara Arruda

A utilização do prédio que abrigou o Pronto Socorro Municipal voltou a ser discutida durante sessão ordinária na Câmara Municipal. Na última terça-feira, 30, o vereador Lúcio Flavio Rodrigues da Cunha (PSDB) apresentou requerimento cobrando a reabertura da unidade. Segundo lembrou o edil, esta é uma das promessas de campanha do prefeito Marcos Coelho.

No plenário, Lúcio Flávio solicitou o envio de ofício à secretaria de Saúde, para que seja verificada a possibilidade de disponibilizar serviços de saúde no local, uma vez que a cidade de Araguari possui apenas uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) com atendimentos de urgência e emergência, além dos postos de saúde nos bairros.

Vereador sugeriu que o prédio seja utilizado para atender à população e diminuir fluxo na UPA

Vereador sugeriu que o prédio seja utilizado para atender à população e diminuir fluxo na UPA

 

Além disso, devido ao expressivo número de casos de dengue registrados no município, a UPA vem recebendo grande número de pessoas diariamente, resultando na demora dos atendimentos. “A UPA não está comportando a população que necessita de atendimento. Há casos em que os pacientes precisam aguardar mais de sete horas para serem atendidos e temos recebido muitas denúncias neste sentido. A população reclama dos transtornos e muitas vezes, as pessoas voltam para casa sem receber um diagnóstico.”

O antigo Pronto Socorro deveria atender diariamente cerca de 800 pessoas gratuitamente. O imóvel com 60 leitos começou a ser construído em 2001 e o prédio foi entregue à prefeitura em 2003. Atendimentos aconteceram no local, entretanto, as atividades foram encerradas em julho de 2016 e a expectativa era de que o imóvel passasse a abrigar a 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, porém, em setembro do mesmo ano, a transferência da corporação foi suspensa devido a questões judiciais no âmbito do Ministério Público Federal.

Diante disso, o vereador ressaltou ainda, que no imóvel há todo equipamento necessário para o serviço e os funcionários que atuavam no Pronto Socorro estão lotados na secretaria de Saúde. “Esses profissionais são aptos a trabalhar visando ampliar o atendimento na cidade. Todos os equipamentos que eram utilizados estão disponíveis lá dentro do imóvel, como macas, camas, aparelho de raios-X, cadeira de rodas e outros materiais que poderiam ser utilizados em prol da população, mas infelizmente estão se deteriorando pelo tempo e a falta de uso.”

O vereador afirmou que uma alternativa para melhorar a prestação do serviço aos munícipes, seria a ampliação do horário de funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros. “Acredito que disponibilizar um médico e um enfermeiro até as 22h nos postos de saúde para atender a população e fazer pequenos exames, aplicação de soro ou medicamentos em casos menos urgentes, seria melhor para todos.”

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: