Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

ALAA comemora Dia do Romancista e do Ferroviário com atividades em parceria com a Escola do Legislativo

qua, 1 de maio de 2019 05:39

por Samara Arruda

O mês de abril foi marcado por várias atividades comemorativas, dentre elas estão as homenagens alusivas ao Dia do Romancista, o araguarino da Academia Brasileira de Letras, Geraldo França de Lima, que nasceu no dia 24 de abril de 1914 e mais tarde, veio a se tornar um dos maiores ícones do romancismo brasileiro. Encerrando a programação, também foi celebrado nesta terça-feira, 30, o Dia do Ferroviário.

Diante disso, a Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA) promoveu uma exposição de livros nas dependências da Câmara Municipal. Com a participação dos escritores araguarinos, a iniciativa contou com a parceria da Escola do Legislativo ‘Vereadora Virgínia Alcântara’. Atendendo à um convite da mesa diretora do Legislativo, o presidente da ALAA, o escritor e jornalista Edmar César, usou a tribuna para apresentar as produções literárias.

Encerrando as homenagens, foi realizada em parceria com a Escola do Legislativo, uma exposição de livros de escritores araguarinos na Câmara Municipal

Encerrando as homenagens, foi realizada em parceria com a Escola do Legislativo, uma exposição de livros de escritores araguarinos na Câmara Municipal

“Esta é uma data histórica em que comemoramos o encerramento das atividades alusivas a Geraldo França de Lima, o imortal da Academia Brasileira de Letras. Também festejamos os 165 anos da inauguração dos primeiros trilhos instalados no Brasil, que aconteceu em 1854. É uma honra usar a tribuna da Câmara para tratar de assuntos sobre a nossa história.”

Segundo Edmar César, também se faz importante relembrar a data de inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis, primeira linha de ferro brasileira, pois, está diretamente ligada à história de Araguari. Com aproximadamente 14 km de trilhos, a estrada ligava o Rio de Janeiro a Raiz da Serra. Ela foi um empreendimento do empresário Irineu Evangelista de Sousa, que por isso recebeu do governo imperial o título de barão de Mauá.

Conforme artigo publicado na revista Vitruvius, de julho de 2010, no ano de 1896 a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, estendeu o trecho que se iniciava na cidade de Campinas (SP) até Araguari. Dez anos depois, em 1906 é iniciada na cidade a construção da Estrada de Ferro Goyaz, destinada a ligar o estado de Goiás ao sudeste do Brasil. Nesta época vieram para Araguari integrantes militares e civis e, juntos, se lançaram a um novo desafio.

Ainda na tribuna, o presidente destacou a importância da Academia de Letras que trabalha em prol do setor cultural e educacional na cidade. Em sua fala, ressaltou a necessidade de apoio, o comprometido de colaboradores e a vontade política vigente para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pela ALAA.

“A academia é uma entidade de caráter cultural, voltada à atividades culturais com o objetivo de incentivar as letras e as artes em qualquer modalidade. Estamos aqui para defender o patrimônio histórico, artístico, cultural e folclórico. Precisamos ser orgulhosos de nossa história e principalmente da nossa Academia, pois, ela respira vida, força, resistência e acima de tudo persistência, pois, sabemos que a educação e a cultura são caminhos que nortearão o nosso futuro. Que possamos nos lembrar que esses caminhos dependem do apoio de cada um de nós.”

Atualmente a Academia de Letras e Artes de Araguari conta com 36 integrantes, titulares das cadeiras destinadas aos sócios efetivos que atuam no cenário cultural da cidade. Na ocasião, Edmar César lembrou que as inscrições para o 50º Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri, estão abertas e se estendem até o dia 25 de julho. A inciativa comemora o Jubileu de Ouro desse certame literário que teve sua primeira edição realizada em 1969. O concurso se tornou tradição e consagrou-se como um dos principais eventos realizados, anualmente, pela entidade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: