Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Transtornos em Araguari com a falta de médicos

ter, 23 de abril de 2019 05:11

por Bruna Rebrin

Vereador usa bancada do Legislativo para requerer posição do Executivo em relação à falta de profissionais da Saúde nas UBS

Na última terça-feira, 16, o vereador Levi Siqueira (MDB), em seu uso na tribuna durante sessão ordinária do Poder Legislativo, apresentou requerimento à secretaria de Saúde cobrando esclarecimentos sobre a falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de alguns bairros da cidade; citou como exemplo o Novo Horizonte e o Santiago.

Preocupado com as questões que envolvem a saúde da população araguarina, pediu, ainda, nomes dos médicos que atendem nas UBS dos referidos bairros.

“Sabemos que os profissionais médicos, assim, como todo trabalhador têm seus direitos a férias, problemas pessoais, familiares, entre outros, isto ocorre com todos que trabalham, o que não pode continuar acontecendo é não haver nenhuma previsão para a substituição quando necessário. Neste sentido temos que mudar a questão. A doença não tem hora e o cidadão aguardar dias ou até mês para ser atendido não pode, é inadmissível, tem que haver melhoramento nesta questão. Há casos que o cidadão não tem médico em sua unidade de saúde e não pode ser atendido em outra unidade, há algo errado e precisamos acertar isto. Vamos trabalhar neste sentido”, finalizou o vereador Levi Siqueira.

A redação do Gazeta do Triangulo entrou em contato com a coordenação da secretaria de Saúde e, em resposta a população, a doutora Marislene Pulsena da Cunha Nunes informou que as Unidades de Saúde Santa Terezinha I e II, Maria Eugênia e Amanhece, também se encontram sem atendimento por agendamento, esse impasse ocorreu porque três médicos destas unidades pediram exoneração, e um outro fazia parte do Programa Mais Médicos e seu contrato terminou no mês de março.

Mas, explicou que algumas destas unidades estão recebendo atendimentos uma vez por semana, apenas para preferenciais como: idosos, gestantes, crianças e emergências, até que sejam efetivados os profissionais da Saúde que foram convocados no processo seletivo.

O secretário de Saúde, Guilherme Afonso de F. Martins esclareceu que o processo seletivo aconteceu no domingo, 7, e foram convocados nesta quarta-feira ,17, cinco médicos.Informou também que a secretaria de Saúde entrou em contato com os profissionais pedindo para que compareçam na secretaria de Administração de 22 a 24 de abril munidos da documentação necessária. Ainda conforme o secretário, na próxima semana as unidades de Saúde estarão voltando ao atendimento normal.

1 Comentário

  1. Fran Mello disse:

    né? e tem estudantes de medicina atendendo como médicos, e isso a globo não mostra que é prática ilegal

Deixe seu comentário: