Operação “Alerta Vermelho” é realizada em centros comerciais de Araguari e região
sáb, 1 de dezembro de 2018 05:46Da Redação
Na última quinta-feira, dia 29, companhias do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais estiveram engajadas na operação “Alerta Vermelho”, realizada mensalmente. Equipes da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, de Araguari, também fizeram ação em centros comerciais do município e das cidades de Monte Carmelo, Iraí de Minas e Indianópolis.

2ª Companhia de Bombeiros Militar visitou 30 estabelecimentos
**Divulgação
O objetivo central das vistorias é disseminar a cultura da prevenção, conscientizando cidadãos e orientando empresários, comerciantes e funcionários quanto às medidas de segurança contra incêndios e pânicos. Durante a operação, os militares verificam os meios preventivos dos estabelecimentos; explicam os procedimentos para regularização e licenciamento das edificações; orientam quanto à utilização desses meios; destacam as providências a serem tomadas em casos de princípio de incêndio; entre outras ações.
Desta forma, os bombeiros verificam se há acesso aos equipamentos de combate a incêndios; ensinam os comerciantes a utilizarem os extintores, alarmes e iluminação; e observam a validade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVBC), que é o documento emitido pela corporação após a verificação das medidas de segurança instaladas em conformidade com o Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).
Em nível regional, foram vistoriados mais de 340 estabelecimentos em cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Em mais de 60% desses locais foram observadas irregularidades, que vão desde as mais simples, como falta de sinalização, até as mais graves, como a falta de extintores de incêndio e recursos para a segurança.
De acordo com informações do subtenente Lucenildo, foram feitas vistorias em 30 estabelecimentos ao total, sendo cerca de 12 especificamente em Araguari. Foram visitadas galerias comerciais, centros comerciais e shoppings, “sempre no sentido de observar a prevenção, os meios retardantes ao fogo e meios preventivos”.
Quando questionado sobre a quantidade de irregularidades observadas, o militar ressalta que “os empresários têm buscado regularizar os meios preventivos, o que tem ajudado nosso trabalho a ser bastante tranquilo, sem necessidade de multas ou ocorrências, o que é muito satisfatório para nós”. Ele explica, ainda, que muitos estabelecimentos contam com mínimas irregularidades, como a falta da placa indicativa de saída, “mas a maioria está dentro dos meios preventivos”.
Sendo assim, em Araguari e nos municípios atendidos pela 2ª Companhia, o trabalho foi realizado com tranquilidade, ressaltando para os comerciantes a questão da prevenção. Nos locais com qualquer irregularidade, foi orientado o que está faltando e as medidas necessárias a serem tomadas. Após um tempo, os bombeiros retornam ao local e, caso as providências para a regularização não tenham sido tomadas, o estabelecimento é notificado e, posteriormente, multado.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
