Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

‘Batalhão Mauá, uma história de grandes feitos’: lançamento da nova edição do livro acontece hoje

sex, 19 de outubro de 2018 05:08

por Carolina Rodrigues

Edição é comemorativa aos 80 anos do 2º Batalhão Ferroviário

Em 29 de julho de 1938, o Brasil ganhava mais uma unidade do Exército, o 2º Batalhão Ferroviário. Instalado, inicialmente, em Rio Negro (PR) tinha a missão de contribuir com a integração nacional, construindo o trecho ferroviário do Tronco Principal Sul, ligando as cidades de Mafra a Lages em Santa Catarina.

Cerimonial de lançamento da obra revisada começa às 20 horas **Gazeta do Triângulo

Cerimonial de lançamento da obra revisada começa às 20 horas
**Gazeta do Triângulo

 

Após 27 anos prestando serviços na região Sul do Brasil, foi transferido para Araguari, com a missão de ligar Brasília ao Sistema Ferroviário Nacional – trabalho que foi concluído com êxito no ano de 1967. Desde então, continuou com as atividades no município, “deixando um legado de grandes realizações no campo da construção” e sempre permaneceu com a denominação de Batalhão Mauá, em homenagem ao patrono Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá.

Toda a trajetória em oito décadas de atuação para o desenvolvimento nacional é narrada em mais uma edição do livro ‘Batalhão Mauá, uma história de grandes feitos’, do escritor araguarino Edmar César Alves – atual presidente da Academia de Letras e Artes de Araguari e capitão da reserva do Exército Brasileiro. Na terceira edição, ampliada, revisada e atualizada, são descritas as “edificações, conquistas e glórias” do local.

O livro menciona os acontecimentos dessa Unidade de Engenharia de Construção, “considerada uma das maiores e mais importantes organizações militares do Sistema de Obras do Exército Brasileiro”, destaca o escritor. Além disso, a obra “descreve relatos, fatos, testemunhos inéditos, histórias comoventes de superação, patriotismo, profissionalismo, comprometimento e de saudosismo obtidos de militares e servidores civis que fizeram parte da história do Batalhão Mauá e ajudaram a construí-lo”.

Ressalta-se nessa edição, dentre outros destaques: a vertente da instrução do Batalhão que tem colaborado com suas escolas, Centro de Instrução de Engenharia, Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva e Centro de Formação de Condutores, para a formação e qualificação de militares do Exército Brasileiro e de outras Nações de Forças Amigas; a retomada do nome original da unidade, após assumir a denominação de 11º Batalhão de Engenharia de Construção por 16 anos, volta a ser identificado como 2º Batalhão Ferroviário; a comemoração dos 50 anos da chegada dos trilhos à Brasília, com o apito do trem na Estação Ferroviária da Capital Federal; o destaque especial para os componentes da primeira turma de soldados incorporados em Araguari e a atualização das grandes obras realizadas na última década e dos trabalhos registrados pelos 40 comandantes que estiveram à frente da instituição.

O atual comandante da corporação, coronel Fábio Lincoln Lemos Lobo, reitera que a terceira edição do livro “atualizará o leitor sobre a história de grandes feitos do 2º Batalhão Ferroviário”, na qual foram inseridas as principais obras realizadas. “Essa nova edição também representa uma homenagem especial aos 80 anos do Batalhão, em particular a seus militares e servidores civis, de ontem e de hoje, que formaram e formam a grande família Mauá”, destaca.

O escritor Edmar César Alves reforça o convite para o cerimonial de lançamento, que acontece na noite de hoje, 19. “Vale a pena conhecer um pouco mais da história do Batalhão Mauá. Essa terceira edição está ampliada em 30 páginas, recheada de informações, com fotografias únicas e exclusivas, totalmente atualizada e revisada dentro da nova ortografia, em comemoração aos 80 anos da unidade. Tenho certeza que será considerada fonte de consulta ímpar, inédita e, sem medo de errar, a mais completa sobre o nosso incontido e temerário 2º Batalhão Ferroviário”, finaliza.

Cerimonial de lançamento

Data: 19 de outubro de 2018

Horário: 20 horas

Local: Academia de Letras e Artes de Araguari

Endereço: rua José Patrocínio, 210

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: