Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Corredor Turístico segue com obras paralisadas

sex, 19 de outubro de 2018 05:53

Da Redação

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo aguarda manifesto do MP a respeito de estudo de viabilidade técnica

Há pouco mais de um ano teve início na cidade o projeto do Corredor Turístico (que compreende principalmente as avenidas Mato Grosso e Belchior de Godoy), o qual foi apresentado em meados de 2017 para empresários e autoridades locais. Trata-se de parceria público-privada que inclui a revitalização de oito pontos de ônibus, quatro rotatórias, 35 canteiros e quatro portais de entrada na cidade.

Após mais de um ano, apenas três canteiros sinalizam alterações contidas no projeto do Corredor Turístico

Após mais de um ano, apenas três canteiros sinalizam alterações contidas no projeto do Corredor Turístico

 

A Gazeta do Triângulo percorreu o trecho denominado “Corredor Turístico” e percebeu que apenas quatro (três canteiros e uma rotatória) estavam avançados ou concluídos. Tendo isso em vista, nossa reportagem esteve em contato com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clever de Oliveira Lima. “O Corredor Turístico não está abandonado, está sim parado. Foi determinado pelo Ministério Público que se fizesse um estudo de viabilidade técnica dos canteiros centrais das avenidas Minas Gerais e Mato Grosso. Em julho passamos esse estudo para o MP e estamos aguardando manifestação do órgão público para que possamos dar andamento às obras e ações do Corredor Turístico”, justifica.

Segundo ele, a paralização do processo não prejudicou o Corredor Turístico. “Todas as empresas que foram parceiras lá atrás continuam com a chama acesa de parceria. Faz parte das diretrizes fiscalizadoras do MP olhar esse estudo, então por enquanto impedidos de dar continuidade a isso”, comenta. “Tem empresários que já pagaram a obra e contratado para executá-la está só aguardando liberação para começar”, completa.

Vagão Turístico

Desde 3 de outubro funciona em caráter experimental o Vagão Turístico. Cedido e instalado pela VLI em 25 de agosto do ano passado, o local recebeu diversas reformas e teve data de inauguração alterada diversas vezes. O vagão reformado, doado e instalado pela VLI, possui cozinha, banheiro e dormitório com armários e camas. O vagão está aberto à visitação das 8h às 12h e deve começar a funcionar de forma definitiva em novembro. “Temos uam funcionária nossa que está em treinamento pela Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana – Amitam – para ser melhor capacitada a prestar informações turísticas aos visitantes. Assim que ela estiver totalmente conhecedora vamos abrir em caráter definitivo”, coloca.

Vagão passa a funcionar em caráter experimental após um ano e dois meses de instalação

Vagão passa a funcionar em caráter experimental após um ano e dois meses de instalação

 

O prazo de experimentação, segundo Lima, é entre3 de outubro e 3 de novembro. “Estamos vendo o fluxo de pessoas, quem vai visitar, fazendo todo um apanhado do que as pessoas esperam do vagão e para que as pessoas querem que ele sirva. A ideia nos próximos dias é que tiremos experiências de lá e a partir daí tracemos um perfil e sigamos ele”.

A partir de quinta-feira, 25, o local passa a funcionar como ponto de artesanato. “O pessoal da Fundação araguarina de Educação e Cultura vai levar as artesãs e seus trabalhos para serem expostos e vendidos lá no vagão”, comenta.

A respeito da fase experimental, o secretário diz que demandas foram percebidas. “Como exemplo, sabemos que é preciso colocar placas indicativas, fazer ao menos duas passagens elevadas, porque a avenida é muito movimentada”, explana.

Pontos de ônibus sustentáveis

Questionado sobre os pontos de ônibus eco sustentáveis, o secretário afirma terem boa aceitação na comunidade. “Não recebemos aqui nenhum tipo de reclamação, muito pelo contrário. Já tem um ano de instalação, então evidentemente, com o passar do tempo, teremos que fazer manutenção”, coloca.

Quadras de futebol

Em dois canteiros centrais do Corredor Turístico estão instaladas duas quadras de futebol, as quais não constam o projeto inicial do corredor turístico. “A que fica na Mato Grosso está extremamente subutilizada, então essa quadra vai pro Ipês. A da Belchior de Godoy vai ser mantida e as passagens laterais serão extremamente estreitas.

2 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Estivemos naquela quadra da Belchior de Godói em 2013, levando meninos do tempo integral para um piquenique e ela estava completamente abandonada, portão aberto, tudo sujo, sofá velho encostado. Agora eu não sei como está. Levando em consideração que aquela avenida é uma rodovia ali não é muito lugar de quadra. Circula carretas enormes, só se for para adultos jogar aos domingos porque para crianças é um perigo. O mais certo seria construir todas nos locais aonde não tem divertimentos.

  2. anonimo disse:

    Não tinham projeto ? Então para onde foi o dinheiro que os empresários doaram ? Tem que haver prestação de contas. É um absurdo não ter projeto arquitetônico e ambiental.

Deixe seu comentário: