Livro com história de Araguari tem vendas revertidas a instituições da cidade
sex, 5 de outubro de 2018 05:18Da Redação
“Araguari ontem e hoje” foi lançado ontem à noite no Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader em comemoração aos 130 anos da cidade
Ontem, 4, à noite, diversas autoridades e personalidades locais reuniram-se no Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader com a finalidade de prestigiar o lançamento do livro “Araguari ontem e hoje”, organizado pelo diretor executivo do Instituto Máster de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac) José Júlio Lafayette. A obra é uma parceria entre o Imepac, SicoobAracoop e Editora C/Arte e atingiu a expectativa. “O resultado foi muito satisfatório. O material gráfico, a impressão, o papel, tudo ficou da maneira que planejamos.”

Autoridades reúnem-se em lançamento do livro
Ao todo, a construção do livro levou cerca de 10 meses e requereu muita pesquisa, comenta Lafayette. “Fizemos levantamento de fotografias, estudo, aprovação de capa, material etc. Então não foi um trabalho fácil e por isso, enalteço a participação de várias pessoas que colaboraram com esse livro. Fui o organizador, idealizador, mas não fiz nada sozinho, tem muita gente que ajudou nesse projeto. Espero que em breve possamos lançar a segunda edição.”
O resgate histórico faz um comparativo entre Araguari no decorrer dos anos e traz um olhar diferenciado sobre a cidade. Além disso, a obra teve caráter beneficente, onde 300 livros foram vendidos com verba revertida para instituições da cidade. “O mais interessante é que conseguimos, com o apoio de todos, reservar exemplares para uma ação social em favor da Semente Esperança, Casa de Davi e Casa do Menor. Acredito que nosso objetivo foi alcançado e essas instituições serão beneficiadas em recursos que irão ajudá-las em vários projetos”, comenta o organizador da obra. “O próximo passo agora é visitarmos as escolas e bibliotecas, onde farei a doação de um exemplar para que a memória da cidade fique eternizada através dessas fotos e textos do livro.”
De acordo com Lafayette, esse é o primeiro livro que tem seu nome à frente, mas o costume é familiar. “Acredito que nossa família deva ter mais de 20 livros publicados mais ou menos nesse contexto de resgatar a memória, ou engrandecer momentos de cidades que são importantes para nós, como também personalidades de nossa família que tiveram sua importância histórica.” “Temos um livro parecido com esse, sobre Barbacena; há outro contando a história de antepassados da família como Martin Andrada que foi técnico de futebol; temos dois sobre o Conselheiro Lafayette; temos do Brigadeiro Doorgal; livros jurídicos, são várias obras da família publicadas.”
O livro é, também, uma forma de devolver para a cidade a própria história e o orgulho do araguarino por sua terra natal. “Isso nos move porque é até difícil explicar nosso sentimento por ela, gostamos muito daqui. Acho que temos que valorizar Araguari; a cidade deve ser cada vez mais respeitada dentro do cenário nacional, pois é muito importante não só para a região, para Minas Gerais, como também para todo o Brasil.”
3 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Naquele último livro que fizeram algumas pessoas que foram muito famosas ficaram de fora, como um carnavalesco que tinha um enorme bloco de carnaval chamado bloco do Amor. A cantora que era famosíssima, cantava em espanhol e só tirava o primeiro lugar também não foi destaque no livro.
Quero adquirir o livro aragusri ontem e hoje. Olivro a ferrovia em arahuari. E o livrp pelos cami hps da historia fatos e coisas de aragiari
Quero adquirir o livro araguari ontem e hoje. Sou de araguari. Sai com 14 anos da cidade onde nasci. Fui para belo horizonte onde moro atéhoje. Forma d pagamento boleto , pprefiro. Desde o mo mento que saí até hoje moro em bhte minas gerais.