Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Livro com história de Araguari tem vendas revertidas a instituições da cidade

sex, 5 de outubro de 2018 05:18

Da Redação

“Araguari ontem e hoje” foi lançado ontem à noite no Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader em comemoração aos 130 anos da cidade

Ontem, 4, à noite, diversas autoridades e personalidades locais reuniram-se no Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader com a finalidade de prestigiar o lançamento do livro “Araguari ontem e hoje”, organizado pelo diretor executivo do Instituto Máster de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac) José Júlio Lafayette. A obra é uma parceria entre o Imepac, SicoobAracoop e Editora C/Arte e atingiu a expectativa. “O resultado foi muito satisfatório. O material gráfico, a impressão, o papel, tudo ficou da maneira que planejamos.”

Autoridades reúnem-se em lançamento do livro

Autoridades reúnem-se em lançamento do livro

 

Ao todo, a construção do livro levou cerca de 10 meses e requereu muita pesquisa, comenta Lafayette. “Fizemos levantamento de fotografias, estudo, aprovação de capa, material etc. Então não foi um trabalho fácil e por isso, enalteço a participação de várias pessoas que colaboraram com esse livro. Fui o organizador, idealizador, mas não fiz nada sozinho, tem muita gente que ajudou nesse projeto. Espero que em breve possamos lançar a segunda edição.”

O resgate histórico faz um comparativo entre Araguari no decorrer dos anos e traz um olhar diferenciado sobre a cidade. Além disso, a obra teve caráter beneficente, onde 300 livros foram vendidos com verba revertida para instituições da cidade. “O mais interessante é que conseguimos, com o apoio de todos, reservar exemplares para uma ação social em favor da Semente Esperança, Casa de Davi e Casa do Menor. Acredito que nosso objetivo foi alcançado e essas instituições serão beneficiadas em recursos que irão ajudá-las em vários projetos”, comenta o organizador da obra. “O próximo passo agora é visitarmos as escolas e bibliotecas, onde farei a doação de um exemplar para que a memória da cidade fique eternizada através dessas fotos e textos do livro.”

De acordo com Lafayette, esse é o primeiro livro que tem seu nome à frente, mas o costume é familiar. “Acredito que nossa família deva ter mais de 20 livros publicados mais ou menos nesse contexto de resgatar a memória, ou engrandecer momentos de cidades que são importantes para nós, como também personalidades de nossa família que tiveram sua importância histórica.” “Temos um livro parecido com esse, sobre Barbacena; há outro contando a história de antepassados da família como Martin Andrada que foi técnico de futebol; temos dois sobre o Conselheiro Lafayette; temos do Brigadeiro Doorgal; livros jurídicos, são várias obras da família publicadas.”

O livro é, também, uma forma de devolver para a cidade a própria história e o orgulho do araguarino por sua terra natal. “Isso nos move porque é até difícil explicar nosso sentimento por ela, gostamos muito daqui. Acho que temos que valorizar Araguari; a cidade deve ser cada vez mais respeitada dentro do cenário nacional, pois é muito importante não só para a região, para Minas Gerais, como também para todo o Brasil.”

3 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Naquele último livro que fizeram algumas pessoas que foram muito famosas ficaram de fora, como um carnavalesco que tinha um enorme bloco de carnaval chamado bloco do Amor. A cantora que era famosíssima, cantava em espanhol e só tirava o primeiro lugar também não foi destaque no livro.

  2. Carlos muniz disse:

    Quero adquirir o livro aragusri ontem e hoje. Olivro a ferrovia em arahuari. E o livrp pelos cami hps da historia fatos e coisas de aragiari

  3. Carlos muniz disse:

    Quero adquirir o livro araguari ontem e hoje. Sou de araguari. Sai com 14 anos da cidade onde nasci. Fui para belo horizonte onde moro atéhoje. Forma d pagamento boleto , pprefiro. Desde o mo mento que saí até hoje moro em bhte minas gerais.

Deixe seu comentário: