Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Desinterdição do aeródromo deve ser feita após emissão de Portaria

sáb, 1 de setembro de 2018 05:43

Da Redação

Há cerca de três semanas, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu uma Portaria interditando o aeródromo de Araguari. Entre os motivos estavam a falta de segurança do local, invasão de pedestres e animais, e falta de cercamento.

Manutenções foram viabilizadas em áreas do aeroporto  **Arquivo

Manutenções foram viabilizadas em áreas do aeroporto
**Arquivo

 

Em reportagens anteriores, a assessoria de comunicação da ANAC respondeu que se tratava de “uma medida cautelar, aplicada em caráter provisório, sem prazo determinado e mantida até que o operador do aeródromo solicite a sua revogação demonstrando o cumprimento das não conformidades existentes”.

Em contato com a reportagem, o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Lopes, afirmou que tomou todas as providências necessárias para a desinterdição. “Nós fizemos todo o trabalho, protocolamos todos os documentos e a ANAC analisaria e daria a resposta. Havia a expectativa de que a portaria fosse emitida na quarta ou quinta-feira”.

A prefeitura deu início a atividades de manutenção de toda a extensão do aeroporto, incluindo ações para coibir as invasões. Além disso, “notificamos as torres que precisam ser regularizadas, por meio do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo); fizemos supressão de árvores e notificamos a Cemig para dar início ao rebaixamento de postes que atrapalham o local”.

O titular da pasta afirma que todos os procedimentos estão adiantados e a portaria deveria ser publicada ainda ontem, dia 31. A reportagem entrou em contato com a assessoria da ANAC e, por e-mail, não foi confirmado quando seria feita a emissão da portaria.

Em conversa com o piloto Marcos Reis, foi afirmado que os procedimentos estão acertados com a ANAC e, a qualquer momento, pode ser publicado o NOTAM – documento cuja finalidade é divulgar informações aeronáuticas que sejam de interesse direto e imediato à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea.

“Ficará proibido apenas o pouso de aviões a turbina, devido à grande quantidade de pedras soltas na pista, que oferece risco maior para esse tipo de avião”, ressalta o piloto.

Desta forma, em breve o aeródromo voltará a funcionar para aeronaves de asas fixas. Até o fechamento desta edição, o NOTAM não havia sido emitido.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: