Menos de 70% das crianças foram imunizadas na campanha contra pólio e sarampo em Araguari
sex, 31 de agosto de 2018 05:27Da Redação
Hoje, 31, é o último dia da campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite em Araguari. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançaram uma recomendação aos municípios que não alcançaram a meta da cobertura vacinal para que realizem um novo Dia D de vacinação neste sábado, 1° de setembro. Mas conforme apurado pela reportagem, a mobilização não acontecerá no município.

Meta de vacinação não foi atingida
A cobertura vacinal no Estado não alcançou índice satisfatório. Segundo informações da secretaria, 73,68% do público-alvo da vacina da pólio está vacinado, enquanto 73% estão imunizados contra o sarampo. A meta da campanha é que sejam imunizadas 95% das crianças entre 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Em Araguari, a população desta faixa etária é composta por mais de cinco mil pessoas, sendo que menos de quatro mil foram imunizadas, representando 66.7%, conforme dados divulgados na última semana. “A meta é a cobertura de 95%, que seriam 5.165 crianças”, disse a coordenadora do departamento de Epidemiologia, Maria Lúcia Hirono.
Hirono afirma que a vacina contra poliomielite é em gotas e aplicada, dentro do calendário, a partir de 1 ano e 3 meses. “No entanto, para ter uma margem de segurança com relação à prevenção da doença a campanha vai vacinar a partir de um ano de idade. Depois disso o segundo reforço é com 4 anos.” A imunização contra o sarampo acontece da mesma forma, na tríplice viral, que previne contra o sarampo, caxumba e rubéola”, disse. O último boletim divulgado pela SES-MG, no dia 22 de agosto, informava que, em todo o Estado de Minas Gerais, eram investigados 42 casos suspeitos de sarampo. “Em Araguari não há nem mesmo suspeitas da doença”, afirmou a coordenadora.
A campanha de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite começou no dia 7 de agosto, no município. Para receber a vacina, os pais devem levar a criança acompanhada com o cartão de vacina, para que o histórico da vacinação seja verificado. A campanha acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS – e Unidades Básicas de Saúde Familiar – Ubsf – da cidade.
Febre amarela
O governador Fernanda Pimentel (PT) decretou situação de emergência em saúde pública em 94 municípios de Minas Gerais por conta do surto de febre amarela. Foram afetadas as áreas de Belo Horizonte, Itabira, na Região Central de Minas Gerais, e Ponte Nova, na Região da Zona da Mata. A medida é válida por 180 dias. Desde dezembro do ano passado, são 15 mortes por febre amarela em Minas, outras quatro mortes suspeitas no estado surgiram. O decreto autoriza a dispensa de licitação para “aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial”. Também cria uma “sala de situação” para monitorar ações no estado. “Em Araguari não houve suspeita.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
- Fala, presidente: depois de muita luta e com a aprovação da lei na Câmara Municipal, finalmente vamos dar início ao calendário de 2026. sáb, 13 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Tupaciguara promove Arena da Copa com transmissão em telão e atrações musicais sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...