Programa objetiva garantir alimentos a todos os araguarinos
qua, 8 de agosto de 2018 05:06Da Redação
Legislativo deve apreciar matéria na próxima sessão da Câmara
Há aproximadamente um ano, o secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza, busca soluções para acabar com o problema referente a escassez do abastecimento alimentício em entidades que sobrevivem de doações e de subvenções do poder público.
No dia 26 de julho, o titular da pasta esteve na cidade mineira de Três Marias para falar sobre o assunto com o prefeito Adair Divino da Silva. Na ocasião foi celebrado termo de parceria entre os municípios para a implantação do Programa Banco de Alimentos em Araguari. “Em Três Marias este projeto consegue alimentar 35 mil pessoas”, destacou.
Conforme informações, se trata de um programa que, por meio de uma associação, conquista recursos através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O Programa tem o objetivo de captar doações de alimentos e promover a sua distribuição a entidades assistenciais, família e indivíduos que estejam em estado de vulnerabilidade alimentar e nutricional, contribuindo diretamente para o combate à fome e ao desperdício de alimentos.
Em Araguari, existe uma área reservada para que sejam feitas as plantações. “O espaço será a granja Mauá, situada no bairro São Sebastião.” O projeto beneficiará associações como comunidades terapêuticas e a APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – Escolinha Vovó Corina.
Além da plantação, a secretaria viabilizará o aproveitamento de refeições de restaurantes e estabelecimentos similares. “Não serão os restos de alimentos, mas aquilo que não é vendido e depois acaba sendo desperdiçado e jogado no lixo. Com o aval será possível encaminhar a entidades que precisam de praticamente dois mil quilos de marmitex diariamente.”
Para dar andamento ao processo, neste primeiro semestre do ano foi apresentado anteprojeto na Câmara Municipal que retornou para a prefeitura e na próxima sessão do Legislativo deve entrar como projeto.“Estamos aguardando ansiosamente a aprovação desta matéria. São várias instituições que precisam deste apoio.”
Além do Legislativo, o secretário Ailton Oliveira Sousa conta com o apoio dos titulares das pastas de Governo, Levi Siqueira e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios, Paulo de Brito. “O Banco de Alimentos será constituído de estrutura física e logística que realizará a captação e distribuição gratuita de gêneros alimentícios oriundos de doações de setores públicos e privados. Essa captação de alimentos inviáveis para o comércio, mas em condições próprias para a alimentação com segurança alimentar, ocorrerá junto aos produtores rurais, estabelecimentos industriais e comerciais e na comunidade em geral”, reforçou.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Banco de alimentos traduz . Compra de votos