Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura anuncia que não haverá iluminação pública natalina neste ano

ter, 12 de dezembro de 2017 05:58

por Tatiana Oliveira

Os R$180 mil que seriam gastos com a ornamentação serão aplicados na recuperação asfáltica do município

Ontem, 11, a prefeitura realizou uma coletiva de imprensa para prestar esclarecimentos sobre a ausência da ornamentação natalina neste ano. Na data, ficou esclarecido que os R$180 mil que seriam voltados na decoração de Natal serão aplicados na operação “tapa-buracos”. “A escolha foi priorizar nesse momento questões importantes como os estragos causados pelas últimas chuvas, isso em detrimento da iluminação de Natal”, afirma o prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) em coletiva de imprensa.

Prefeitura faz esclarecimentos sobre ornamentação natalina em coletiva de imprensa

Prefeitura faz esclarecimentos sobre ornamentação natalina em coletiva de imprensa

 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL – de Araguari, comenta que foram realizadas diversas reuniões com a prefeitura sobre a iluminação natalina e pediu compensação para o comércio. Esta será feita a partir de colocação de iluminação a LED na região central, que começa a ser instalada hoje, 12. “O benefício será permanente para a população, pois as luzes a LED continuarão lá”, afirma o prefeito.

“Entendemos que não foi possível, até por prioridade e por questão financeira do município. A iluminação a Led não substitui, é claro, mas vai ajudar bastante”, afirma o presidente da CDL Crystiano Ferreira Batista. “Estamos fomentando todo o comércio para que decorem suas lojas e assim tenhamos um Natal mais bonito. Peço somente que no próximo ano organizemos a iluminação natalina o mais cedo possível, para que não passemos mais um Natal sem luz”, comenta Batista.

Conforme conta o secretário de Governo, Rafael Scalia Guedes, para atrair o público ao comércio, diversas apresentações em parceria público-privada serão realizadas. “A falta de iluminação de Natal é geral em diversas cidades da região. Estamos estudando um concurso para fomentar a economia local e estamos muito felizes com as decisões. Vamos fazer parcerias público- privadas para que não haja um alto gasto de recurso municipal. A Sicoob vai bancar o show do Emcantar na cidade; estamos em contato com a Vasconcelos para fazer o Anjos do Céu e teremos o Janelas Cantantes no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – Imepac – também”, afirma o secretário.

Na gestão anterior a iluminação natalina era custeada pela Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). De acordo com Leonardo Henrique de Oliveira, procurador geral do município, o ato consiste em ilegalidade. “A Cosip não pode ser usada para iluminação natalina. Durante o final de 2016, no período de transição do governo, eu e outros membros da equipe nos dirigimos ao Ministério Público, à curadoria de Patrimônio Público e fizemos um alerta de que essas verbas de iluminação pública não poderiam ser utilizadas para a iluminação natalina, pois isso geraria uma ilegalidade. O MP, concordando conosco, tomou medidas junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais e realmente ficou provado que a forma que estava sendo feito era ilegal”, coloca.

Segundo Oliveira, os recursos de iluminação natalina devem ser provenientes do caixa único do município, de verbas comuns. “Não temos recursos vinculados de iluminação natalina às taxas de iluminação pública. Essa ata ocorreu em momentos anteriores e foi anulada; foi um dos motivos que estavam maculando o processo licitatório anterior”, ressalta o procurador geral. O valor também pode ser aplicado em outras áreas municipais, como recuperação asfáltica, por exemplo.

De acordo com o capitão Fabrício Silva Araújo, comandante da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, os danos durante as últimas chuvas foram inúmeros. “Quero chamar atenção para a chuva que nós tivemos na semana passada na segunda-feira, 4, à noite, quando houve uma precipitação de 82 mm e um intervalo aproximado de 1h20 minutos. Naturalmente, devido ao volume pluviométrico em um pequeno espaço de tempo infelizmente situações como alagamentos, inundações acontecem”, coloca. “Naturalmente, em decorrência desses fatos, acontecem estragos na via públicas, massa asfáltica e alguns buracos são abertos”, completa.

A licitação em modalidade pregão que havia sido aberta foi cancelada antes do certame ocorrer. “A secretaria de Obras apresentou a solicitação para a licitação em modalidade pregão, para a iluminação natalina, mas após o início desse processo licitatório a cidade foi assolada por fortes chuvas e isso fez com que verdadeiras crateras fossem abertas na cidade”, conta Oliveira.

O procurador ressalta que após as fortes precipitações o prefeito declarou por decreto situação de alerta na cidade. “Foi encaminhado um ofício ao secretário de Obras avisando que talvez não teríamos recursos para expedir a ordem de serviços para instalação da ornamentação natalina e que antes de qualquer coisa, deveria ser consultada a disponibilidade financeira do município”, explica, “Aliado a isso a secretaria de Obras detectou alguns equívocos, algumas falhas nos documentos técnicos que foram enviados pela secretaria ao departamento de Licitações. O secretário de Obras por iniciativa própria da administração cancelou o certame. Principalmente pelo comprometimento das finanças, ficou determinado que a prioridade, por ordem do prefeito, é o reerguimento da cidade”, coloca.

10 Comentários

  1. Patrick Jordão disse:

    Sou motoboy percorro por toda a cidade de Araguari,essa com certeza foi uma excelente decisão de vocês, até porque iluminação de Natal é supérfluo, e quem realmente é consumidor não vai deixar de comprar por não ter iluminação natalina, vamos cuidar da nossa cidade que ela por si só, seja um grande atrativo para novos investidores.grato

  2. Bruno disse:

    Até SP onde moro, não tem nenhum enfeite/iluminação de natal e isso por conta da crise. Enfim, seria muito capricho iluminar a Rui Barbosa. Isso deveria ser investido pelos próprios comerciantes e não pela prefeitura.

  3. Luiz Cláudio disse:

    Parabéns à todo seguimentos politico e outros que chegaram à eata feliz decisão de priorizar os danos causados pelas fortes que desabaram sobre a cidade enfeites natalinos nao são importantes mais buracos nas vias pode serem fatais inda mais crateras e quanto aos comerciantes estes devem ser prestigiados sim-pois outros beneficios virão para compensar os enfeites natalunis na cidade tais como a iluminação de led que a rui barbosa ira ganhar como as janelas cantantes no imepac ok!

  4. Andrigo disse:

    Infelizmente como morador de Ex morador de Araguari, mas como Araguarino de nascimento e de coração, vejo a muitos e muitos anos que sempre uma gestão politica atual, critica os trabalhos realizados por gestões passadas!!! e nada é feito para mudar essa realidade! Se a Administração passada utilizou verbas de forma irregular “Ato Ilegal” conforme foi dito…..DEVEM por obrigação legal devolver o valor (LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL)!!! Ai surgem as perguntas que todo Araguarino quer fazer!!! E ai… foi feito alguma coisa para devolver o dinheiro ao município? Foi devolvido? Alguém foi preso por ser beneficiado com dinheiro público? Poderia utilizar as verbas “Ilegais devolvidas” para operação tapa buraco? Não existe planejamento anual da secretaria de obras sobre algo referente a “chuvas e estragos” nos asfaltos sempre nos finais de cada ano? Assim deixo meus questionamentos e a minha indignação, pois infelizmente ao visitar Araguari neste natal, irei ver uma cidade pior do que era quando sai!!! Agora será com buracos…..e escura no natal! Não que isso atrapalhe o comercio, como foi falado pelos companheiros acima! Mas tem coisas que não mudam nunca! Já pensou se a CDL e a ACIA decidissem boicotar a falta de iluminação natalina e não funcionar em horário noturno? Será que renderia criticas de cidades da redondeza ….. Pois é! É isso o que eu questiono…. como mudar se nada muda!!!

  5. Ernane Ferreira da Silva Júnior disse:

    Essa reportagem me faz lembrar da história de um pai que vendia sanduíches na beira da estrada,E conseguiu forma o filho em uma universidade em economista,Quando ele chegou,viu o pai comprando uma grande quantidade de salsichas de um vendedor que fazia promoção o filho falou pai vc está louco,estamos em crise2e o senhor compra essa grande quantidade de salsichas vai perder dinheiro,o pai assustado não comprou pensando meu filho e economistas ele sabe das coisas,o tempo passou e o pai continuou com essa mentalidade comprava menos e mais barata2sua clientela afastou devido a falta de qualidade e o velho quebrou e falou com arma de satisfeito mesmo na bancarrota. “MEU FILHO TINHA RAZÃO A CRISE DESTRUIU TUDO ” são apenas 28 km de Uberlandia pista dupla e grandes shoppings depois não reclamaASS;BRUCUTU SINCERO

  6. ANONIMO disse:

    PARABÉNS PREFEITO O SEU PROJETO FOI APROVADO QUE A LUZ DIVINA O ABENÇOE AQUI QUEM FALA E O DEPUTADO melo .

  7. Anônimo disse:

    Um ano sem enfeites de natal não vai matar ninguém. E aqui em Araguari muita gente já tem mesmo este costume de sair daqui e ir comprar em Uberlândia, principalmente as pessoas que tem carro. Tem até certos políticos que ganham aqui e gastam lá. Tinha um que ia para Uberlândia comia nas churrascarias mais afastadas e a prefeitura de Araguari, pagava a conta. A mesma coisa que tem aqui, tem lá. Mas eles dizem que lá é mais barato. Na verdade quem acaba comprando aqui são aquelas pessoas assalariadas que moram em bairros distantes. Acho também que as escolas de samba deveriam fazer festas durante o ano para arrecadar dinheiro e não esperar só da prefeitura. O nosso presidente precisa pagar os deputados para garantir a estadia dele no governo e não é interessante para ele mandar dinheiro para os mais de cinco mil municípios.

  8. Anônimo disse:

    Deputado melo você não quer dar um quinto do dinheiro que você ganhou do Temer para enfeitar a cidade. Hoje são doze, ainda dá tempo.

  9. ANONIMO disse:

    O NOVO TEMPO NAO FOI APROVADO .DEVIDO AS CONDIÇOES DAS RUAS DO BAIRRO MARIAEUGENIA BRASILIA E SANTA HELENA .

  10. Dr Verdade disse:

    Senhores a unica coisa que vai iluminar o prefeito em Araguari é a LUZ DIVINA MESMO! KKKKK…. Ah! e quem é você Deputado? Porque esta como anônimo e fala com tanta soberba? Rolou quanto de propina, pra vir ate um jornal da cidade fazer essa politicazinha suja? Conhece Araguari? Já veio aqui de carro ou só de avião ou helicóptero? Acho que conhece a cidade apenas como um curralzinho eleitoral! Mas queria te falar uma coisa…o povo aqui não esta mais bobo não Deputado o povo daqui não te conhece!!! Falando sério nem queremos!!! Já temos muitos corruptos e pessoas inescrupulosas e sem caráter se aproveitando da bondade do povo de Araguari a muitos anos e muitos mandatos! Fica onde você esta!!! É melhor…menos um parasita!

Deixe seu comentário: