Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari registra em média 32 casos de Covid-19 por dia, no mês de julho

qui, 14 de julho de 2022 10:10

Da Redação

Boletim Epidemiológico de Araguari do dia 13 de julho

Nos primeiros 13 dias do mês de julho, o município registrou 426 novos casos de Covid-19, segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, no dia 12, o Boletim Epidemiológico de Araguari, apontou dois óbitos em 24 horas, o primeiro de uma paciente de 76 anos, com doença cardiovascular crônica e carcinoma; e o segundo de uma paciente de 73 anos, com hipertensão arterial sistêmica e doença neurológica crônica.

No dia 12 de julho, o Ministério da Saúde divulgou os novos números sobre pandemia no país. Conforme o balanço diário realizado pela pasta, foram registrados no país, 64 mil novos casos e 344 óbitos, em 24 horas, decorrentes da Covid-19.

Ontem, 13, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, foram registrados 9.155 novos casos e 49 óbitos, decorrentes da doença, em 24 horas.

Uma das teses mais aceitas por virologistas e infectologistas para esse aumento no número de casos e mortes por Covid-19, diz respeito à desobrigação do uso de máscaras, pois após a liberação muitas pessoas que ainda mantinham o hábito de usar o item de proteção, começaram gradativamente a parar de usar.

Outro fator que contribui para o aumento da quantidade de casos da doença está relacionado com a proteção das vacinas, que sofre redução com o passar dos meses. Entretanto, é bom esclarecer que mesmo com a diminuição, todas as vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) são eficazes no combate ao coronavírus e tem como foco principal reduzir a quantidade de mortes e de internações por Covid-19.

Vale destacar, que a vacinação não desobriga a população de continuar mantendo as outras medidas de prevenção, pois ainda não existem pesquisas que comprovem o bloqueio da transmissão pelas pessoas que receberam doses da vacina.

Outro ponto que merece ser salientado é que mesmo com o avanço da vacinação, algumas pessoas escolheram não se imunizar, ou simplesmente não cumprir o todo o ciclo vacinal determinado pelo Ministério da Saúde, isso faz com que elas fiquem mais suscetíveis ao vírus e apresentem sintomas mais severos da doença.

A secretaria de Saúde de Araguari, Soraya Ribeiro, disse que manter o distanciamento social e fazer a higiene das mãos com álcool em gel continuam sendo ações importantes para conter o vírus.

Quando perguntada se existe a previsão da publicação de algum decreto que volte a obrigar o uso de máscara no município, Soraya Ribeiro declarou que até o momento não existe nenhuma determinação a respeito.

A chefe da pasta de Saúde também lembrou que mesmo com desobrigação do uso de máscara, o atual decreto recomenda de uso do ítem em ambientes fechados, hospitalares e clínicas e também para pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: