Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Início da Quaresma é celebrado por fiéis araguarinos

sex, 4 de março de 2022 08:35

Da Redação

Na Quaresma a Igreja Católica utiliza o roxo simbolizando o luto pelo sofrimento de Cristo.

Na última quarta-feira, 2, começou um tempo importante para os cristãos, a Quaresma. De acordo com a tradição, esse período se estendia por 40 dias, até o Domingo de Ramos, isto é uma semana antes da Páscoa. Contudo, desde o pontificado de Paulo VI, a Quaresma tem duração de 44 dias, terminando na Quinta-Feira Santa.

Por ser um período de preparação, muitos fiéis enxergam a Quaresma como um momento ideal para intensificar ações como: jejum, caridade e oração. A finalidade dessas obras é parte de um esforço para que o cristão fortaleça a sua fé em Deus e se arrependa de seus pecados.

Neste ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na Quarta-Feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2022, com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema retirado do livro de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

De acordo com a CNBB, é a terceira vez que a educação é abordada na Campanha da Fraternidade – em 1982 e em 1998, o tema também foi a razão da reflexão proposta.

“A realidade de nossos dias fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”, destacou a CNBB.

Conforme a CNBB, a finalidade não é somente debater sobre os problemas na educação, mas também refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.

“Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma ‘comunidade’ ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade)”, esclarece a CNBB.

Segundo, o frei Mauro Luiz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Araguari, durante o tempo quaresmal, desde os anos 60 no Brasil, a igreja propõe uma reflexão mais intensa para a vida fraterna, através da Campanha da Fraternidade. Para isso, cada ano tem uma proposta, um setor é contemplado. Neste ano de 2022, é a educação.

“Sou testemunha de muitos professores e alunos que entraram em depressão e tiveram pânico [por causa do isolamento social, causado pela Covid-19]. As aulas virtuais durante a pandemia foram um desafio para ambos. A proposta “Fala com Sabedoria e ensina com amor” vai superar toda e qualquer dor. Vamos apoiar professores e alunos para que a volta às aulas seja feliz” finalizou, frei Mauro Luiz.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: