Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: Saúde confirma que variante Delta circula em Araguari

sex, 3 de setembro de 2021 08:15

Da Redação 

Secretária municipal de Saúde, Soraya Ribeiro, médica imunologista, Dra. Alexandra Dias, e o secretário municipal de Gabinete, Flávio Soares, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 2

Na tarde desta quinta-feira, 2, no Palácio dos Ferroviários, sede da prefeitura de Araguari, foi realizada uma coletiva de imprensa com o objetivo de informar a população a respeito do cenário da pandemia de Covid-19 no município.

Estavam presentes a secretária municipal de Saúde, Soraya Ribeiro, a médica imunologista Dra. Alexandra Dias, o secretário municipal de Gabinete, Flávio Soares, convidados e a Imprensa, além dos telespectadores que acompanhavam a transmissão ao vivo pelas mídias digitais.

Durante a coletiva, a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro, informou que os óbitos por Coronavírus voltaram a aumentar nesta semana, e que foram coletadas 10 amostras de sangue aleatórias para investigação genômica, a fim de detectar quais variantes da Covid-19 poderiam estar circulando no município. “Destas dez, quatro amostras eram pertencentes à variante Delta, sendo três mulheres e um homem. Reiteramos a importância de toda a população se vacinar e completar o ciclo vacinal com as duas doses. Os protocolos sanitários devem ser mantidos com atenção redobrada. Mantenham o distanciamento social. Lavem as mãos com água e sabão e não percam o prazo da vacinação”, ressaltou.

A reportagem da Gazeta questionou se as quatro pessoas que tiveram a variante Delta confirmada já haviam sido vacinadas, porém, a Vigilância Imunológica ainda não tinha as informações, e afirmou que os pacientes estão sendo acompanhados e seu histórico de imunização verificado.

Além disso, a médica Dra. Alexandra Dias explicou aspectos específicos a respeito da variante Delta. “Ela não é mais grave do que a cepa original, porém, ela possui o dobro da capacidade de contágio. Nossa preocupação é que muitas pessoas se contaminem de uma só vez, o que poderia voltar a lotar os leitos hospitalares e sufocar o sistema de saúde”, destacou a imunologista.

Assim, é preciso manter os cuidados, o uso de máscara, o distanciamento, e se atentar à vacinação contra a Covid-19, principalmente ao se considerar que 40% das amostras analisadas apresentaram a presença da Delta, o que indica que a cepa, muito mais contagiosa, possa estar circulando em alta escala pelo município.

Foi informado ainda que os quatro pacientes acometidos pela variante Delta apresentaram apenas sintomas brandos, e seguem em observação. De acordo com a prefeitura, é importante saber o histórico vacinal, se viajaram ou tiveram contato com alguém de outra região, para analisar se o contágio ocorreu aqui ou veio de outra cidade.

O secretário municipal de Gabinete, Flávio Soares, informou que a prefeitura tem o desejo de flexibilizar medidas restritivas cada vez mais, para que a cidade possa retornar à normalidade, porém, se for necessário, novas restrições podem ser adotadas.

No que diz respeito à imunização, nesta sexta-feira, 3, a prefeitura deve receber mais vacinas contra Covid-19, possibilitando o retorno da aplicação de primeiras doses amanhã, 4.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: