Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

MG publica decreto prevendo pagamento de auxílio emergencial para famílias em extrema pobreza

qui, 17 de junho de 2021 08:08

Da Redação

Pessoas em situação de miséria e fome serão beneficiadas pelo auxílio.

O governo estadual publicou na terça-feira, 15, o decreto que determina o pagamento de R$600 reais a famílias em situação de extrema pobreza em Minas Gerais. A estimativa é de que cerca de 1 milhão de famílias sejam beneficiadas com o auxílio, denominado “Força Família”.

Conforme consta no dispositivo no Diário Oficial do Estado, o valor deve ser depositado até 1º de agosto, em parcela única. As datas para saque ainda serão definidas e divulgadas.

O governo de Minas adota a medida em meio à pandemia da Covid-19, com alta no preço de produtos básicos de alimentação, gasolina e eletrônicos, além do desemprego elevado e da diminuição do poder de compra dos cidadãos. Dessa forma, o objetivo é enfrentar e atenuar as consequências econômicas e sociais do cenário pandêmico para as famílias cuja renda per capita familiar é de até R$89 por mês.

Para fazer jus ao valor, é necessário estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), até a data de publicação da lei, em 21 de maio de 2021. Além disso, segundo as regras, o benefício “será pago, exclusivamente, ao responsável familiar”.

De acordo com o governo, o recurso virá de um programa de recuperação fiscal (Refis – programa de parcelamento de débitos tributários).

Assim, é importante destacar que araguarinos e araguarinas que se enquadrem nos requisitos estabelecidos para o benefício poderão ter direito ao recebimento do auxílio.

O secretário municipal de Trabalho e Ação Social, Paulo Apóstolo, em entrevista à Gazeta, falou sobre a importância do auxílio. “Acho de extrema importância, pois o número de famílias abaixo da linha da pobreza aumentou em Araguari, por isso, o auxílio vem para amparar o benefício que era oferecido pelo Governo Federal, que muitos deixaram de receber”, ressaltou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: