Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

CRLV exercício 2019 passa a ser exigido dos motoristas a partir do dia 1º de agosto

ter, 30 de julho de 2019 05:17

Da Redação

O documento evidencia que o veículo está habilitado à circulação em território nacional

A partir do dia 1° de agosto passa a ser exigido o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2019 para veículos com placas com final de 1 a 5.  Assim, os motoristas que deixarem de pagar a referida documentação podem sofrer penalidades, pois, a infração é gravíssima, cuja multa é de R$ 293,47, além disso, o condutor perderá sete pontos na CNH e terá seu veículo apreendido.

Quem está em atraso com os tributos ainda pode fazer o pagamento nas redes bancárias credenciadas

Quem está em atraso com os tributos ainda pode fazer o pagamento nas redes bancárias credenciadas

 

No intuito de verificar a situação dos veículos em circulação no município, as guarnições do 53º Batalhão de Polícia Militar realizarão as fiscalizações de trânsito como blitz e operações diariamente e, o trabalho será intensificado nas próximas semanas. A medida cumpre as normas estipuladas pelo artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma vez que o documento tem validade de um ano, por isso é necessário fazer o pagamento do licenciamento.

É importante ressaltar que o veículo somente é considerado licenciado com a quitação dos débitos do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), Seguro Obrigatório, Licenciamento e multas. Após isso, o documento é enviado através dos Correios. Em entrevista à reportagem, o militar Arlindo Rodrigues, ressaltou que atualmente o motorista não é obrigado a portar o CRLV, e nos casos de fiscalização, a PM faz a consulta no sistema informatizado e verifica se os documentos estão pagos.

“Se a pessoa não portar o documento, nós consultamos a placa em nosso sistema e caso haja alguma pendência, o condutor será multado, irá perder pontos na CNH e o veículo pode ser recolhido, por não estar devidamente licenciado. Essa medida auxilia principalmente quem, por qualquer motivo, não tenha recebido os documentos. No entanto, o ideal é ter o certificado em mãos, pois, há casos em que o sistema está fora do ar.”

Em contrapartida, os proprietários de veículos de placas finais 6, 7, 8, 9 e 0, deverão apresentar o documento apenas no dia 1º de setembro, conforme o calendário divulgado pelo Detran/MG. Quem está em atraso com os tributos ainda pode fazer o pagamento nas redes bancárias credenciadas. Para impressão da segunda via do boleto de multa, o cidadão poderá acessar o site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais.

Muitos araguarinos questionam ainda sobre o não recebimento da documentação, assim, a orientação da Polícia Militar é para que o motorista procure a Delegacia de Polícia Civil de Araguari ou consulte no site www.detran.mg.gov.br, a situação do veículo e as informações acerca dos motivos do não recebimento do mesmo.

Durante os trabalhos dos militares, também estão sendo verificadas questões de equipamentos obrigatórios, posse ilegal de arma de fogo, substâncias entorpecentes e demais infrações de trânsito mencionadas no CTB. A medida pretende coibir infratores e a criminalidade no município. Além disso, para auxiliar os condutores e evitar multas relacionadas à documentação, está à disposição uma nova funcionalidade do MG App.

Desde o mês de junho, o aplicativo gratuito para smartphones notifica o motorista sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Este é o resultado de uma parceria entre a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). O alerta para os condutores sobre o prazo para a renovação do documento será enviado com, no mínimo, 30 dias de antecedência e substituirá as correspondências impressas.

Pelo celular, o cidadão pode acessar uma série de serviços relacionados ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). A expectativa é que nos próximos meses outros serviços sejam disponibilizados no aplicativo, como o aviso de débitos de veículos. De acordo com o diretor do Detran-MG, delegado Kleyverson Rezende, o objetivo é utilizar as tecnologias disponíveis para facilitar a vida do cidadão. “Em muitos casos, não é necessário comparecer a uma unidade de atendimento, o cidadão pode resolver tudo na palma da mão.”

Além dar acesso a endereços, telefones e horário de atendimento das principais unidades de prestação de serviços, como delegacias e escolas, o MG App também disponibiliza serviços on-line da Secretaria de Estado de Saúde, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e outros.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: