2º Batalhão Ferroviário celebra dia do Exército Brasileiro
sáb, 21 de abril de 2018 05:25Da Redação
Evento aconteceu no dia 19 em alusão aos 370 anos da batalha dos Guararapes, berço histórico do EB
Na última quinta-feira, 19 foi celebrado o dia do Exército Brasileiro. Em Araguari, na sede do 2º Batalhão Ferroviário, o evento teve início com a entrada no pátio de formatura da Banda de Música do Batalhão, entrega de condecoraçõese visita da comitiva da Academia Militar das Agulhas Negras – Aman.
Após isso, entrou na praça Visconde de Mauá a tropa do 2º Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá, cantando a Canção do Engenheiro, letra de Jonas de Morais Correia Filho e música de Valmirina Ramos Correia.
Fizeram parte do evento o atual comandante do 2º Batalhão Ferroviário coronel Fábio Lincoln Lemos Lobo, acompanhado do coronel Douglas Nunes Rosa comandante do Batalhão Mauá no período de 16 de janeiro de 1997 a 5 de fevereiro de 1999, do coronel André Luiz Stangl Risse, comandante do Batalhão Mauá no período de 28 de novembro de 2008 a 17 de dezembro de 2010, e do subtenente Daniel dos Santos Melo, adjunto de comando do 2º Batalhão Ferroviário.
Diversas autoridades estiveram presentes, como André Luís Alves de Melo, promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Araguari e o delegado regional Wilton José Fernandes. Foram prestadas honrarias e, em seguida, o subcomandante do Batalhão fez a apresentação da tropa.
Estavam em posição de destaque a Comitiva da Academia Militar das Agulhas Negras (capitão Rafael Marins de Souza, cadete José Monteiro de Campos Neto, cadete Pedro Henrique Rodrigues Marques e cadete Matheus Silva Carvalho), os quais estavam em visita ao Centro de Instrução de Engenharia.
A formatura encerrou-se com o desfile da tropa, ao som do dobrado Avante Camaradas, autoria de Manoel do Espírito Santo, desfile da Banda de Música do Batalhão, sob a regência do cabo Marco Sousa. A tropa desfilou em frente ao palanque ao soar do sino que se encontra próximo à locomotiva Paraguaçú, que foi ostentado por décadas pelas locomotivas a vapor que esta organização militar possuiu ao longo de sua história.Ao final, os convidados e militares participaram de um coquetel servido no salão de honra.
Honrarias à militares
Durante o evento, diversos militares receberam honrarias. Foi entregue a Medalha Militar com Passador de Bronze ao capitão Victor Florentino Leite, como reconhecimento aos serviços militares prestados ao Exército Brasileiro durante mais de 10 anos. O militar também recebeu a Medalha de Serviço Amazônico Com Passador de Bronze, pelos serviços prestados em organizações militares da área amazônica.
A Medalha Militar com Passador de Ouro foi entregue ao 1º tenente Donizete dos Reis Andrade, ao 2º tenente Nelson Santana; e ao2º tenente Sebastião César Ramos, como reconhecimento aos bons serviços militares prestados durante mais de 30 anos.
O subtenente Hailton Moraes Araújo recebeu a Medalha Marechal Osorio “O Legendário”, pelo preparo físico destacado e por serviços prestados. A Medalha Militar com Passador de Prata foi entregue ao 1º sargento Diego Bitencourt Penha, ao 1º sargento Renato Luiz Marques e ao 1º sargento Max Clayton Santos, pelos 20 anos de serviço prestado ao EB.
A Medalha de Serviço Amazônico com Passador de Bronze foi entregue ao 3º sargento Rodolfo Chagas de Barros, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em organizações militares da área amazônica.
Honrarias para Civis
O comandante do Exército entregou para civis algumas honrarias. A medalha Exército Brasileiro foi entregue à reitora Marlene Salgado de Oliveira e quem a recebeu no evento foi o vice-reitor José Maria Mina e ao comendador João Gonçalves de Araújo Neto.O diploma de Colaborador Emérito do Exército foi entregue aCristiano Ferreira Batista e Sebastião Cardoso de Farias.
Comendador João Gonçalves de Araújo Neto
O comendador deu entrevista à Gazeta do Triângulo e relatou que auxiliou a trazer o Batalhão de Agulhas Negras para a cidade em 1965, junto ao prefeito Miguel de Oliveira. Ele também conta que cedeu sua propriedade para o Batalhão fazer acampamento e que esteve sempre acompanhando o Exército em Brasília, Paraguai e Argentina. Além da medalha Exército Brasileiro ele também recebeu as honrarias Medalha de Pacificador, Ordem do Mérito, Ordem do Mérito Oficial e Comendador. A honraria seria recebida em Brasília, como foram as outras, mas o comendador preferiu tê-las entregues em mãos em sua própria cidade.
Agraciado com a medalha de comendador do Exército em Brasília em 2014, o araguarino fez de algo distante para alguns, uma nova realidade em sua vida. Durante uma visita à Redação, ele contou um pouco da carreira e das conquistas consolidadas em Araguari e região.A medalha de comendador é oferecida àqueles que mais contribuem para o Exército no cenário nacional. No caso de João Gonçalves Neto, essa função perdura desde 1965, quando os serviços chegaram a Araguari. Para ele, é uma vontade transmitida de gerações.
O envolvimento de João Gonçalves Neto com o Exército começou, sobretudo, quando faltavam áreas para acampamentos e instruções. Diante disso, ele disponibilizou sua propriedade na zona rural, a fim de que os oficiais pudessem exercer os treinamentos. Desde então, atraiu diversos interessados, somando amizades e conquistando a confiança de importantes personalidades. Uma dessas pessoas é o general Marius Teixeira Neto.
História do Exército Brasileiro
A data é alusiva aos 370 anos da batalha dos Guararapes, berço histórico do Exército Brasileiro. “Consolidamos ali, pela união das raças e convergência de ideais, o sentimento de Pátria. Em solo nordestino, plantamos a raiz do Brasil de hoje, com negros, brancos, índios e mestiços, irmanados e ombreados para expulsar o invasor”, conta assessoria de imprensa do 2º BF.
Desde então, de forma progressiva, firmaram-se as instituições de Estado, entre elas as Forças Armadas e o Exército. “Essa caminhada, entretanto, não tem sido fácil e registra, como agora, diversos momentos de crise, que exigem da sociedade sacrifício, entendimento e coesão”, relata nota da assessoria do 2º BF.
O Exército surgiu em Guararapes, liderado por Vidal de Negreiros, Felipe Camarão, Henrique Dias, João Fernandes Vieira e Antônio Dias Cardoso, todos reconhecidos como “Heróis da Pátria” e “prefere não adotar os conceitos de sociedade civil e sociedade militar. Junto à Marinha e à Força Aérea, integra uma sociedade única, capaz de entender as lições do passado, participar continuamente da construção do presente e contribuir com um futuro de paz, justiça e prosperidade para todos os brasileiros”, coloca a nota.
80 anos do 2º Batalhão Ferroviário
A unidade militar foi criada em 29 de julho de 1938 por decreto presidencial e instalada na cidade de Rio Negro, no estado do Paraná, tendo como patrono Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá. Ao longo dos anos se tornou uma das unidades de destaque quanto a credibilidade da engenharia militar. Em 1965 a sede do batalhão veio para Araguari.
O 2° Batalhão Ferroviário é composto por 1043 pessoas, ondehá 100 servidores civis. Em 26 de março de 1999, foi transformado em 11º Batalhão de Engenharia de Construção (11º BEC) e, em 29 de julho de 2015, teve novamente sua denominação alterada para 2º Batalhão Ferroviário, retornando à sua origem ferroviária.
Para celebrar os 80 anos do Batalhão foram planejadas diversas atividades. A tradicional Corrida Mauá e a tradicional formatura estão previstas para acontecer emjulho, conforme relatos do comandante da unidade à Gazeta Web ontem, 20.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
