Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Fora da Curva (18/12)

sex, 18 de dezembro de 2020 09:28

FORA

“…O episódio, aparentemente corriqueiro para a “velha política” (na verdade, não é velha, é a política que infelizmente o povo não se deu conta que existe e a reconduziu ao poder), demonstrou inconsistências, incoerências e fragilidades…


O pensador
A inteligência e sagacidade do excepcional jornalista, cartunista e, agora liderança partidária, de Adriano Souza será um dos especiais trunfos que o prefeito eleito poderá desfrutar no governo que ora inicia. Pouquíssimos do meio político conhecem tanto os meandros dos bastidores dos poderes e, especialmente, do Legislativo, quanto ele. Se convidado for, estará entre os maiores acertos dentre as escolhas do prefeito eleito para o primeiro escalão. Palpite? Nenhum, porém torço bastante para que o craque dos traços e notinhas inicie uma fase desafiadora em favor de nossa Araguari.

 

 

Fui convidado?
Sim, existiu o convite. Major Renato venceu as eleições no domingo, 15/11 e já na quinta, 19/11, entrou em contato sondando sobre a possibilidade para que este que vos escreve assumisse a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Habitação, do novo governo. Na segunda, 23/11, como deveria ser, houve uma conversa direta, reservada e pessoal, quando o prefeito eleito de Araguari reforçou a intenção de que trabalhássemos juntos. Minha resposta definitiva seria na terça, 24/11, fato que foi alterado por outras circunstâncias…

 

…Outras circunstâncias…
Homem de primeira hora do Prefeito eleito e atual Presidente da Câmara Wesley Lucas, na manhã do dia 24/11, entrou em contato comigo, “a pedido do Renato”, para repactuar o tema, esclarecendo que seria necessário aguardar mais semanas, especialmente para a partir do final de Janeiro de 2021, em virtude que um anúncio “precoce” de minha chegada ao futuro governo poderia trazer dificuldades com os partidos – afinal, quatro deles pediam a mesma secretaria – e isto poderia refletir nas “negociações” para a Presidência da Câmara.

 

Mensagem recebida com sucesso!
Refleti bem sobre a “mensagem recebida” e, de maneira respeitosa, no dia 25/11, comuniquei ao Prefeito eleito minha dissonância sobre o tema, manifestei meu respeito e desejei-lhe sucesso em sua gestão. Ele sinalizou que ainda gostaria de retomar o assunto em 3 ou 4 dias, porém, não foi o que ocorreu. O desnecessário episódio – afinal, fui procurado espontaneamente –  aparentemente corriqueiro para a “velha política” (na verdade, não é velha, é a política que infelizmente o povo não se deu conta que existe e a reconduziu ao poder!), demonstrou inconsistências, incoerências e fragilidades. Vida que segue…


Vida seguiu…
Em 2002, tive a grata surpresa de ser convidado pelo empresário e amigo Antônio Carlos Antonietti para ser um de seus vices-presidentes na ACIA. Naquele convite, estava marcado o início de toda trajetória que me concedeu a honrosa oportunidade de vir a ser o seu sucessor – escolhido por ele -, e, posteriormente, ser reeleito Presidente da “Casa do Empresário” de Araguari (2004 a 2008).

 

…De pai pra filho
Quase 20 anos depois, seu filho, o médico Lucas Antonietti, sagrou-se vitorioso ao cargo de Prefeito em Águas Lindas de Goiás (GO), cidade que possui apenas 25 anos de emancipação política e já conta com mais de 220 mil habitantes. Do jovem prefeito eleito, no dia 5/12, recebi o convite para contribuir em seu mandato, atuando como Secretário de Fazenda e Planejamento.

Nova missão
Aceitei com muito entusiasmo o novo desafio, para o qual irei dedicar todos os meus esforços e total lealdade, visando proporcionar ao “Dr.Lucas”, como ficou conhecido em sua campanha vitoriosa, o melhor retorno em trabalhos que possam contribuir para o pleno êxito de suas propostas ganhadoras, em favor daquela população.

 

Deixando claro…
Portanto, deixo claro que não se tratou de uma “escolha” entre a nossa amada Araguari e a jovem e promissora Águas Lindas. Recebi dois convites em períodos diferentes, porém os diferenciais entre ambos foram as posturas e o apreço pela boa técnica de gestão em prevalência às negociações políticas.

 

Dinheiro, votos e resultados = os números não mentem.
Curiosamente, a julgar pelos dados disponíveis no site “Divulgacand”, de 16/12, os resultados de todos os candidatos a prefeito nas últimas eleições correspondem-se, de maneira diretamente relacionada, aos valores até aqui declarados como gastos financeiros de cada campanha. Vamos aos números: o vencedor das eleições, Renato Carvalho, declarou o maior gasto (pouco mais de 400 mil); o segundo colocado nas urnas, Tubertino Sena, também foi o segundo nas despesas – 314 mil; o terceiro na disputa, vereador Paulo do Vale, registrou 95 mil em pagamentos eleitorais; Nilton Eduardo, em quarto nas urnas, também ocupou a mesma posição em dispêndio financeiro, 38 mil; Dr. Alexssander indicou 6,8 mil e Serginho de Jesus, 3 mil reais. Até o fechamento desta nota, o site não apresentava a prestação de contas do também candidato Cléver Lima. A conclusão, fica óbvia: “quem pode (gasta) mais, chega na frente”.


Processos e investigações
Em meio a uma robusta Ação de Investigação Judicial Eleitoral, proposta pelo Ministério Público Eleitoral, em desfavor do Prefeito Eleito, Major Renato, cujos reflexos ainda não podem ser mensurados, e a mais uma constrangedora operação do GAECO em Araguari, os poderes Executivo e Legislativo de Araguari sinalizam com muita clareza os “conceitos” e “práticas” aplicadas em disputas eleitorais e no exercício dos mandatos. Os fatos, ainda que paralelos e nada relacionados entre si, apenas confirmam que ainda precisamos evoluir bastante – enquanto cidadãos e políticos – para que notícias como estas não se tornem tão comuns em nossos noticiários, ao ponto de a “sabedoria popular” mostrar-se descrente daquilo que mais precisa: as verdadeiras e positivas mudanças, em favor do povo!

Até a próxima semana, abraços!

3 Comentários

  1. Caixaeiro Viajante disse:

    O senhor poderia compartilhar seu cv com os leitores?

  2. Tatiana Rettenmaier de Paula disse:

    Verdades, nada além de verdades.
    Ah os FATOS, não mentem jamais.
    Parabéns Nilton, mais claro, impossível!

  3. Eliane disse:

    Eu tenho certeza que você gostaria mesmo era de ficar em Araguari, porque na cidade nossa, a gente já conhece os problemas. Mas no governo é assim: Um entra não dá conta sai, o outro simplesmente sai, às vezes um que já tem prática com o serviço, pedi pra sair. E assim o troca, troca vai os quatro anos em algumas secretarias mais complicadas.

Deixe seu comentário: