Araguari avança para a Onda Verde do plano estadual Minas Consciente
sex, 16 de outubro de 2020 00:20Da Redação
Grande parte das macrorregiões de saúde do estado passou a ser inserida na onda verde do plano Minas Consciente. E Araguari está entre as cidades que, no próximo sábado, 17, poderão flexibilizar novas atividades. A determinação foi feita pelo Comitê Extraordinário Covid-19, durante a reunião promovida nesta semana. Para isso, foram analisados os bons índices epidemiológicos e verificado que as cidades estavam há pelo menos 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.
Diante disso, o secretário de Saúde de Araguari, Fabrízio Alves Martins, confirmou a adesão do município à nova onda e informou que um novo decreto municipal será publicado na edição do Correio Oficial do Município desta sexta-feira, 16. Sendo assim, estão liberadas as atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo; além do funcionamento de biblioteca e arquivos; feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê; sinuca. Também estão permitidas as atividades em bares com entretenimento, como shows e espetáculos, serviços de colocação de piercings e tatuagens.
Ainda segundo o secretário, mesmo diante das novas liberações devem ser mantidos os protocolos do plano Minas Consciente, que prevê medidas de segurança como distanciamento social, uso de máscaras e constante higienização das mãos. Segundo verificou a reportagem, o assunto tem dividido opiniões na cidade, visto que os números relacionados à covid-19 permanecem altos.
O novo boletim epidemiológico, por exemplo, mostra que há 1.935 suspeitas da doença em Araguari. O número de confirmações chegou a 4.019, que foram registradas desde o inicio da pandemia. As internações também continuam altas: 25 pessoas estão em enfermaria e nove em UTI, o que representa taxa de ocupação de leitos de UTI em 90%. Com o registro de um novo óbito, referente a um paciente araguarino de 88 anos, que estava hospitalizado em Monte Carmelo, a secretaria informou que o número de mortes chegou a 84 registros positivos. Outras três suspeitas seguem em investigação. Os dados ainda estão diferentes daqueles informados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que aponta para 3.972 casos confirmados e 530 pacientes em acompanhamento. A boa notícia é que 3.358 pessoas já se recuperaram da doença.
Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o atual controle da taxa de óbitos e de casos de covid-19 em Minas Gerais é resultado do planejamento feito pelo governo, ao decidir lançar o plano Minas Consciente, além da centralização dos estudos técnicos e epidemiológicos das Secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e Desenvolvimento Econômico (Sede). “Estamos conseguindo o equilíbrio que o plano sempre buscou: a retomada gradual e responsável das atividades econômicas. Isso mostra que nós estamos dentro de uma metodologia bem construída, com acompanhamento técnico, fazendo com que a nossa economia se reative com segurança e cuidado com as pessoas”, finalizou o secretário.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Isso é efeito da Hidroxoclorourna. Depois do dia 15 volta para o amarelo. Os órgãos públicos que agente precisa entrar para resolver problemas continua no vermelho. Tem locais que podem ficar no vermelho até dois anos o pagamento vem de fora. Isso é pra facilitar para a politicagem.
Eu aposto que dia 15 de Novembro as portas do INSS vão estar escancaradas para a votação, aí pode, porque para entrar para resolver algum problema não se consegue nem agendamento dependendo do assunto, se vire e faça sozinho. Mas pra politica tudo é facilitado, não tem covid, não tem pandemia, não tem nada, mas também tem gente que só vive disso, não sabe fazer outra coisa.