Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Instalação do Colégio Tiradentes na escola Rainha da Paz gera questionamentos

qui, 8 de outubro de 2020 10:31

Da Redação

- Raul Belém esclareceu como funcionará a cessão do prédio da escola estadual

– Raul Belém esclareceu como funcionará a cessão do prédio da escola estadual

O prédio onde funcionava a Escola Estadual Rainha da Paz foi cedido para o funcionamento do Colégio Tiradentes sob responsabilidade do 53º Batalhão de Polícia Militar de Araguari. A decisão foi tomada após reunião promovida na ultima terça-feira, 6, e atende a um pedido do deputado estadual Raul Belém (PSC).

O encontro aconteceu entre o parlamentar e a secretária de Educação do Estado de Minas Gerais, Julia Sant’anna, que confirmou a cessão do prédio. A intenção, segundo o deputado, é proporcionar um espaço adequado para a entrada de novos cursos e alunos, visando melhorias para a educação no município. “Agradecemos o empenho e a dedicação da secretária de Educação, Julia Sant’anna e do comandante do 53º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, major Célio Márcio Tameirão Júnior que está conosco neste trabalho”, ressaltou Raul Belém.

A novidade, entretanto, dividiu opiniões na cidade, visto que a direção da escola e servidores afirmaram que foram pegos de surpresa. Diante disso, a direção emitiu uma nota de repúdio contra a decisão. “É importante salientar que em nenhum momento a equipe escolar foi consultada ou recebeu qualquer informação sobre este assunto. É repudiante um representante do povo agir dessa maneira, sem dialogar, sem esclarecer e muito menos consultar a comunidade que será afetada”, afirmou a direção em nota.

Sobre os questionamentos, Raul Belém ressaltou que a decisão foi tomada após um estudo sobre o atual cenário de viabilidade da proposta, sendo assim, será feita a incorporação dos alunos matriculados na escola Rainha da Paz. Desta forma, os alunos não serão prejudicados. Os estudantes que queiram ingressar no Colégio Tiradentes, terão a sua vaga garantida. O deputado ressaltou que foi pensada em uma ajuda de custo para que os alunos possam ter acesso ao novo uniforme e material didático necessário.

“Realizei essa intermediação pensando na melhoria da qualidade de ensino aos alunos. Sendo assim, em nenhum momento decidimos pelo fechamento de escolas. Sou pai e sei da importância de uma educação adequada e decente para nossos filhos”, completou.

Além disso, os alunos que preferirem, podem ser realocados em outras unidades próximas de suas residências.

O Comando do 53º Batalhão de Polícia Militar e Colégio Tiradentes da Polícia Militar em Araguari também emitiram uma nota à imprensa, esclarecendo que desde o final do ano de 2019 estão sendo realizadas tratativas com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para que ocorra a cessão da Escola Estadual Rainha da Paz para o Colégio Tiradentes, contudo, a cessão da referida escola não acarretará quaisquer prejuízos para a comunidade escolar.

A unidade aguarda orientações da Secretaria de Educação do estado. Enquanto isso, a reportagem verificou que a renovação das matrículas para os estudantes seguem normalmente, e podem ser realizadas pelos pais/responsáveis ou pelo próprio aluno, quando maior de idade, no endereço www.renovacao.educacao.mg.gov.br. Os alunos podem ainda manifestar à gestão da unidade de ensino o interesse de continuidade de estudos onde se encontram matriculados até o dia 30 de outubro.

4 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Pensei em ler a matéria pensando que ia aparecer a imagem da escola e olha o que aparece. Não vou nem ler.

  2. Anônimo disse:

    A direção da escola e servidores afirmaram que foram pegos de surpresa, porque é fato. Se ainda duvidam do desconhecimento por parte da Diretora e dos servidores, então fica a cargo do Sr. Raul Belém, do Comando do 53º Batalhão de Polícia Militar e Colégio Tiradentes da Polícia Militar e da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, comprovarem através de documentos formalizados enviados por ofícios, e-mails ou outras formas de notificação levando a E.E.Rainha, a ter ciência de tal pretensão. Já estavam desde o final do ano de 2019 realizando tratativas com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para que ocorresse a cessão da Escola Estadual Rainha da Paz para o Colégio Tiradentes. Então tiveram bastante tempo para ouvir a direção, os servidores, os alunos e os responsáveis, em amplo debate, para saber se isso seria bom para a Comunidade Escolar. E se isso não aconteceu, então é porque agiram na surdina sim, como ratos, sem escrúpulos.
    Cabe a vocês comprovarem que levaram ao conhecimento da Direção e dos servidores, previamente tal fato, deixando-os cientes e que não é verdade que todos souberam pelas redes sociais e de forma leviana, irresponsável e cruel. Se o argumento usados para se apossar do prédio é número de alunos, então que se confronte os relatórios com quantidade de alunos de cada escola e poderemos ver com clareza quem tem mais e se é pelo número de alunos, que se decidi qual escola deve fechar, que os relatórios falem por si…..esse argumento é incabível e não se sustenta. Agiram de forma sórdida e deplorável. Revejam tal postura e tentem resolver tão situação, vocês não são bem vindos no prédio da E.E.Rainha da Paz. Essa escola faz parte da história de Araguari, são décadas, oferendo um ensino de qualidade e humanizado(sabem o que significa?) para toda comunidade Araguarina.

  3. Anônimo disse:

    Isso é o coronelismo ressuscitando em nossa cidade. Trazer uma indústria para o povo trabalhar, ajudar na urbanização da cidade, isso não faz. Eu quero ver construir um prédio particular para esse colégio. Já sei o que vai acontecer: os funcionários efetivos serão enviados para outras escolas. Isso é politicagem para agradar alguns. Aproveitaram que a escola está fechada porque se estivesse funcionando seria mais difícil. Colocaram até o verbo no passado. Um recado para o meu antigo coleguinha de escola. Galinha que acompanha pato morre afogada. Pode escrever na fachada PR. Ponha-se na rua. É o que foi escrito nas casas quando o príncipe D João Vl chegou ao Brasil e colocou os moradores para fora das mesmas para as pessoas que vieram com ele de Portugal tivessem onde morar.

  4. Luciano disse:

    Mais um maconheiro petista insatisfeito !

Deixe seu comentário: