Vereadores e pessoas ligadas à administração municipal são alvos de denúncia do MP
sáb, 15 de agosto de 2020 15:50Da Redação
O Ministério Público, através da promotora Cristina Fagundes Siqueira, ofereceu denúncia contra um grupo de pessoas que foram identificadas como parte de uma associação criminosa estabelecida em Araguari. Pelo menos 14 candidatos ao cargo de vereador referente ao pleito eleitoral de 2016 estão sendo investigados. Além da denúncia por compra de votos, outros crimes de corrupção eleitoral também são relatados no processo.

Justiça também investiga compras de votos ocorridas no dia da eleição municipal de 2016
Consta no procedimento investigatório, o nome de outras 10 pessoas responsáveis pela coordenação da campanha eleitoral do prefeito de Araguari que, naquela época era candidato à cadeira do Executivo. De acordo com a denúncia, eles também montaram um esquema de compra de votos através do contato com presidentes dos partidos políticos, que apoiavam a candidatura do referido candidato.
Segundo verificou a reportagem, tais pessoas ainda estão envolvidas com a administração municipal atual, sendo ex-servidores ou que ainda atuam nas pastas municipais. Quanto ao modus operandi, o MP ressalta que os candidatos informavam os contatos de eleitores para que os coordenadores do esquema confirmassem o voto no referido candidato do Executivo e, assim, realizavam o pagamento de R$50 por pessoa.
Também era combinado que, presidentes dos partidos e cada candidato deveria levar pelo menos cinco pessoas para participar das passeatas ou comícios ao mesmo custo. Durante a campanha eram realizadas festas, jantares e outros eventos para a captação de novos eleitores. A Justiça investiga ainda, a compra de votos ocorrida no dia da eleição municipal.
Para isso, foram contratadas mais de duas mil pessoas como fiscais de partidos, visando encobrir o crime eleitoral e “formiguinhas” que, além de trabalhar se comprometiam a votar no então candidato. Posteriormente, com a vitória do candidato à prefeitura, a situação interferiu ainda na designação dos cargos comissionados e secretarias municipais, uma vez que, supostamente, teria sido firmado um acordo entre partidos para fazer a divisão dos cargos, sendo uma das formas de remuneração dos votos comprados pela associação criminosa.
Cabe ressaltar que a Justiça Eleitoral pune com rigor, conforme a lei, quem tenta influenciar a vontade do eleitor com a prática de compra de votos. Isto porque, pela legislação, o direito do cidadão ao voto livre, é um bem juridicamente tutelado, devendo quem comete o ilícito sofrer as sanções que a lei estipula como por exemplo, a cassação do registro ou do diploma do candidato, multa e até a inelegibilidade.
4 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Nossa Justiça é muito lenta. O que acontecerá com eles se forem condenados? Devolver o dinheiro que estão aí ganhando dos esquemas que parecem ser claros? Já chegamos na nova eleição, e será que não comprar mais votos? E continuar com esquemas? Por isso orçamento público nunca é suficiente, e nós nunca deixamos pagar impostos.
Uma lesma com o mundo nas costas é muito mais rápida que a Justiça Eleitoral. Em se tratando de Justiça Eleitoral em Araguari, a lesma vida jato supersônico. Nenhum resultado será alcançado e a bandalheira se repetirá em 2020. Se bem que Araguari tem a classe política que merece. Vagabundo que vende voto elege vagabundo.
E realmente esse ano vai ser a mesma coisa e vao comprar voto a doidado e eleger de novo a culpa e do proprio povo que vota, pega o dinheiro e não vota, mas aqui promete um emprego ai compra o eleitor.
Eu votei pra tirar um rato que tinha lá. Inclusive estou achando que deveriam investigar também as traquinagens do blindado. Ou a justiça tem medo dele. Não existe coisa pior do que quem aprende com o papai. Investiga também: tarja preta, venda de túmulos e etc, etc, etc, etc. cinquenta e dois milhões, mais cinco milhões que foram surrupiados no dia da transição e por aí vai. Gente, vamos extinguir esse cargo inútil de vereadores. O que faz eles ficarem loucos para entrarem e não saírem são os altos salários e a mamata de não fazerem esforço algum.