Vira-lata – Equoterapia
ter, 19 de junho de 2018 05:44
Equoterapia
Geralmente, os protagonistas da coluna Vira-Lata são os cães, mas hoje os animais que tomam conta do espaço são os equinos, os quais contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento de crianças com algum comprometimento físico e/ou intelectual, como a esclerose múltipla, síndrome de Downe autismo.

.
APAE – Escolinha “Vovó Corina”
Muita gente não sabe, mas em Araguari o projeto Equoterapia é realizado há quase 15 anos no Parque de Exposições Rondon Pacheco. As atividades são desenvolvidas às segundas e quintas-feiras por um grupo especializado composto por servidores da área de fisioterapia e psicologia da APAE(Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) Escolinha “Vovó Corina”. Montados no cavalo, os alunos percorrem por uma grande extensão na área do parque com o apoio dos profissionais. A aula tem duração de trinta minutos e a todo o tempo é possível notar a tranquilidade das crianças.
Benefícios
Além de contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio, as atividades permitem que as crianças, adolescentes e adultos, sejam estimulados a praticarem a interação social e também a esperarem a sua vez, exercitando a paciência.
Pedagogia animal
Durante os passeios, há algumas pausas para que sejam trabalhados jogos pedagógicos. E as atividades acontecem com as crianças ainda montadas nos equinos, são ações que facilitam, e muito, a aprendizagem.

.
Lição de vida
Um dos alunos que participa ativamente das aulas é o Bruno, que tem deficiência mental. Ele deixou de frequentar as aulas da APAE com aproximadamente 14 anos, mas ir a equoterapia nunca foi problema. Apesar da fala comprometida, basta ficar ao lado dele por alguns minutos para começar a identificar sua linguagem. Visitar locais assim sempre nos estimula a refletir sobre a vida, o quanto ela deve ser valorizada, independente das dificuldades que enfrentamos. A deficiência mental do Bruno é severa, mas isso não impede que ele socialize com as pessoas ao seu redor, da sua maneira, é claro. E, com certeza, o nosso olhar diante deles faz toda a diferença, tanto na vida destes anjos quanto nas nossas. São experiências como estas que nos tornam pessoas melhores!

.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Centro de pesquisas recebe investimentos ter, 11 de agosto de 2026
- Movimento intenso de pessoas faz a BR-365 ser tomada por romeiros ter, 11 de agosto de 2026
- Prefeitura de Araguari aposta em jogos para transformar o ensino da matemática ter, 11 de agosto de 2026
- Agosto Lilás: Araguari promove roda de conversa sobre o enfrentamento à violência contra a mulher ter, 11 de agosto de 2026
- TERCEIRA ETAPA DO CIRCUITO MUNICIPAL DE FUTEVÔLEI REÚNE MAIS DE 50 ATLETAS NA ARENA BEACH ter, 11 de agosto de 2026
- Araguari Vôlei EVA se destaca mais uma vez no voleibol de base e coloca as três equipes femininas participantes entre as melhores da competição ter, 11 de agosto de 2026
- Prefeitura promove programação cultural para celebração dos 138 anos de Uberlândia ter, 11 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 11 DE AGOSTO ter, 11 de agosto de 2026
- Fiscalização nos dois principais acessos à Romaria flagra motoristas irregulares ter, 11 de agosto de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados reforça cuidado com a saúde das mulheres e convida população para ação da Carreta da Mamografia ter, 11 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...