Bombeiros alertam para que frequentadores de rios e cachoeiras redobrem os cuidados
seg, 28 de setembro de 2026 01:52Da Redação

Legenda: Aumento de pessoas nesses locais preocupa em relação à segurança.
O tempo quente e o sol predominante das últimas semanas têm levado um número cada vez maior de pessoas aos rios, represas e, principalmente, às cachoeiras que cercam o município de Araguari. Com o aumento do movimento nesses locais durante os últimos finais de semana, a 2ª Companhia de Bombeiros reforça o alerta para os riscos de acidentes e afogamentos.
A preocupação dos militares aumenta especialmente neste período, quando as altas temperaturas fazem com que muitas famílias e grupos de amigos procurem os balneários naturais para se refrescar. Apesar de serem opções de lazer bastante procuradas, esses ambientes podem apresentar riscos que nem sempre são percebidos pelos frequentadores.
Entre os principais cuidados está a atenção às condições climáticas. A previsão de possibilidade de chuva em alguns pontos neste final de semana exige atenção redobrada de quem estiver próximo a rios e cachoeiras.
Isso porque as chuvas, mesmo quando ocorrem em regiões mais distantes, podem provocar as chamadas “cabeças d’água”, que consistem no aumento repentino e forte do volume e da velocidade da água de um rio ou córrego. O fenômeno pode acontecer de forma rápida e surpreender pessoas que estejam dentro ou próximas ao leito.
Por isso, a orientação do Corpo de Bombeiros é para que os frequentadores observem constantemente as condições do tempo e qualquer mudança no nível, na força ou na coloração da água. Ao perceber sinais de chuva ou aumento repentino da correnteza, a recomendação é deixar imediatamente o local de risco e procurar uma área segura.
Os militares também orientam que as pessoas evitem entrar em locais desconhecidos, não ultrapassem seus limites de segurança, tenham atenção especial com crianças e nunca subestimem a força da correnteza.
O alerta é reforçado justamente em um período de grande procura pelas cachoeiras, rios e represas de Araguari. O objetivo é evitar que um momento de lazer termine em uma situação de emergência.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- CANTINHO DO MÁRIO – 26 DE SETEMBRO seg, 28 de setembro de 2026
- DA REDAÇÃO – 26 DE SETEMBRO seg, 28 de setembro de 2026
- Campanha Antirrábica terá vacinação em 15 pontos neste sábado seg, 28 de setembro de 2026
- Prefeitura organiza 2ª edição da Feira Inclusiva de Talentos para público PcD com quase 120 entrevistas realizadas seg, 28 de setembro de 2026
- Bombeiros alertam para que frequentadores de rios e cachoeiras redobrem os cuidados seg, 28 de setembro de 2026
- Rodada define campeão da Taça Amã, vaga direta para as semifinais e confrontos dos playoffs seg, 28 de setembro de 2026
- Quarentão tem segunda rodada com três jogos seg, 28 de setembro de 2026
- Procon divulga preços dos combustíveis em Araguari seg, 28 de setembro de 2026
- Polícia Militar reforça ruas de Araguari com aumento de efetivo e ocupação de pontos estratégicos seg, 28 de setembro de 2026
- Operação contra o tráfico de drogas é realizada em Indianópolis seg, 28 de setembro de 2026
> > Veja mais notícias...