Vereadores realizam a segunda sessão ordinária do mês: principais discussões
qua, 12 de fevereiro de 2025 08:05Da Redação
Ontem, 11, a Câmara Municipal de Araguari realizou mais uma sessão ordinária. Os parlamentares, reunidos em plenário usaram a tribuna, apresentaram seus requerimentos e apreciaram os projetos do dia.
Dentre os requerimentos em destaque, esteve o do parlamentar Paulo do Vale (PSDB), que solicitou o envio de um ofício ao prefeito Renato Carvalho, extensivo à secretaria competente, pedindo, com urgência, o reforço no atendimento da Equipe 2 da UBSF Independência. A equipe atualmente está com uma microárea descoberta devido à falta de um Agente Comunitário de Saúde.

As sessões ordinárias geralmente acontecem às terças-feiras
Divulgação
O vereador justificou seu pedido afirmando que a ausência desse profissional compromete o acompanhamento da população, impactando diretamente a qualidade dos serviços prestados. Diante disso, solicita a designação de um agente para suprir essa necessidade e garantir a continuidade do atendimento.
O parlamentar Guilherme Santana (PRTB) também se sobressaiu ao solicitar o envio de um ofício ao prefeito Renato Carvalho, por meio da Secretaria de Educação, solicitando esclarecimentos sobre a metodologia adotada no Sistema de Seleção para as vagas nas creches e escolas municipais. O pedido inclui informações sobre as características desse processo, os critérios utilizados para a alocação das vagas, quem opera tecnicamente o sistema, quais fatores locacionais são aplicados, se o sistema é a única forma de ingresso na rede municipal, quem tem acesso a ele, como estão sendo solucionadas as dúvidas e entraves enfrentados pela população, entre outros aspectos.
“Essas indagações surgem a partir de uma série de relatos recebidos por esta Casa, que apontam diversas questões, como, por exemplo, irmãos alocados separadamente, dificuldades de ingresso para crianças com deficiência e alunos alocados em escolas distantes de suas residências. Tendo em vista a relevância do tema e a preocupação da comunidade com o processo, solicitamos que as informações sejam fornecidas de forma detalhada, permitindo a todos compreender como o sistema funciona e garantindo que a distribuição das vagas seja justa e acessível a todos os cidadãos. Reconhecemos o grande trabalho de toda a equipe de educação e da comunidade escolar, e com essas informações, vamos
trabalhar juntos para promover uma melhoria contínua”, afirmou o vereador.
Na pauta do dia estavam os seguintes assuntos: Projeto de Lei nº 188 de 2024, de autoria do Executivo, que regulamenta, no âmbito do Município de Araguari, o regime de pagamentos de precatórios instituído pelo § 11 do art. 100 da Constituição da República, através da oferta de créditos líquidos e certos próprios ou adquiridos de terceiros reconhecidos pelo ente municipal ou por decisão judicial transitada em julgado, para quitação de débitos parcelados ou inscritos em dívida ativa municipal, transação resolutiva de litígio, débitos com a administração autárquica e fundacional do Município, compra de imóveis públicos municipais, pagamento de outorga de delegações de serviços públicos municipais e demais espécies de concessão negocial, bem como para aquisição de participação societária, disponibilizada para a venda, ou compra de direitos disponibilizados para cessão. Após apresentação de emenda supressiva pelo vereador Paulo do Vale (PSDB), o projeto foi retirado de pauta.
Projeto de Lei nº 189 de 2024, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a autorização para que o Município de Araguari realize a retirada de cláusula de reversão em escrituras de imóveis doados pelo Município, conforme condições específicas, e dá outras providências. Após apresentação de emenda modificativa pelo vereador Paulo do Vale (PSDB) e emenda aditiva do vereador Levi Siqueira (PRD), o projeto foi retirado de pauta.
Projeto de Lei nº 191 de 2024, de autoria do Executivo, que referenda a celebração de acordo judicial, entre o Município de Araguari e a empresa Capri Patrimonial Incorporações LTDA. Aprovado por 15 votos.
Projeto de Lei nº 192 de 2024, de autoria do Executivo, que desafeta os imóveis que menciona, passando-os para a categoria de bens públicos dominicais. O vereador Paulo do Vale (PSDB) pediu vista de 6 dias desse projeto.
Projeto de Lei nº 10 de 2025, de autoria da Mesa Diretora, que concede reajuste de vencimentos aos servidores efetivos e comissionados da Câmara Municipal de Araguari, e promove alterações na Lei Complementar n°. 209, de 11 de abril de 2023, que dispõe sobre a organização administrativa da Câmara Municipal de Araguari e estabelece o Plano de Cargos, Carreiras, Vencimentos e Atribuições de seus servidores, dando outras providências. Aprovado por 15 votos.
Projeto de Lei nº 11 de 2025, de autoria da Mesa Diretora, que altera o subsídio dos Vereadores, fixado pela Lei n°. 5.806, de 29 de setembro de 2016, e mantido para a atual legislatura. Aprovado por 14 votos, com voto contrário da vereadora Isabel Pires (Mobiliza).
Projeto de Lei nº 12 de 2025, de autoria da Mesa Diretora, que altera a redação e acrescenta os incisos I e II ao caput art. 2° da Lei n°. 6.598, de 25 de agosto de 2022, que dispõe sobre o auxílio-saúde aos servidores ativos, efetivos e em comissão da Câmara Municipal de Araguari – MG, alterada pela Lei n°. 7.011, de 10 de dezembro 2024, bem como acrescenta o § 3° ao referido artigo. Aprovado por 15 votos.
Projeto de Lei Complementar nº 5 de 2025, de autoria da Mesa Diretora, que altera a Lei Complementar n°. 209, de 11 de abril de 2023, que dispõe sobre a organização administrativa da Câmara Municipal de Araguari e estabelece o Plano de Cargos, Carreiras, Vencimentos e Atribuições dos Servidores, para criar um cargo de Diretor-Geral e um cargo de Assessor de Diretoria. Aprovado por 14 votos, com voto contrário da vereadora Isabel Pires (Mobiliza).
Veto nº 2390 de 2024, de autoria do Executivo. Ofício 2390_2024 – Prefeito (Contém razões de veto total às Emendas de n°s 036-I(Fontes 1.500/1755), 036-II-a, 036-II-b e 036-II-c, integrantes do Anexo XXIV da Proposição de Lei n° 126, de 3 de dezembro de 2024.). O veto foi mantido por 15 votos, com voto contrário do vereador Paulo do Vale (PSDB).
Veto nº 2431 de 2024, de autoria do Executivo. Ofício 2431_2024 – Prefeito (Encaminha razões do veto integral à Proposição de Lei n°122-2024). O veto foi mantido por 14 votos, com votos contrários dos vereadores Paulo do Vale (PSDB) e Sargento Oliveira (Republicanos).
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Vitória/Minas terá 36 novas locomotivas qui, 27 de março de 2025
- Coluna: Da Redação (27/03) qui, 27 de março de 2025
- Coluna: Direito e Justiça (27/03) qui, 27 de março de 2025
- “Comida di Buteco”: votação da primeira fase começa em abril qui, 27 de março de 2025
- Explora recebe notificação para adequações no estacionamento rotativo qui, 27 de março de 2025
- Câncer de colo do útero: prefeitura intensifica conscientização durante o “Março Lilás” qui, 27 de março de 2025
- Araguari Vôlei Eva qui, 27 de março de 2025
- Primeiro Congresso Técnico da 16ª Copa Amvap: definição e aprovação dos Termos do Regulamento qui, 27 de março de 2025
- Jogo festivo arrecada alimentos para pessoas carentes qui, 27 de março de 2025
- Acidente na região da Bocaina deixa condutor e passageiro feridos qui, 27 de março de 2025
> > Veja mais notícias...