Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

URPV’s continuam a receber resíduos de materiais de construção e recicláveis

sex, 2 de agosto de 2019 05:49

por Laura Alvarenga

A prefeitura, através da secretaria de Serviços Urbanos e dos Distritos, oferece à população araguarina, cinco Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV’s). O serviço, ainda desconhecido por boa parte da população, consiste em receber resíduos de construção civil, sobras de podas de árvores, terras, materiais recicláveis, colchões e móveis velhos.

Criado em 2016, nos últimos três anos o programa oferece à população a oportunidade de realizar o descarte adequado desses resíduos, possibilitando a entrega direta e gratuita dos materiais, ou por meio da contratação de um carroceiro. Mensalmente as unidades recebem cerca de 1.300 toneladas de descartes de pequenos volumes, sendo 160 toneladas referentes a podas de árvores, e outras 1.200 toneladas de entulho. Vale ressaltar que as URPV’s não recebem lixo doméstico, restos alimentícios, eletroeletrônicos defeituosos, resíduos industriais ou de serviços de saúde, muito menos animais mortos.

Após a triagem, os materiais passam pelo processo de reciclagem e recebem um novo destino

Após a triagem, os materiais passam pelo processo de reciclagem e recebem um novo destino

 

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Cândido Costa Arruda, o limite de material a ser descartado é de 2m³ por viagem. Os resíduos são separados em caçambas e recolhidos por servidores da prefeitura regularmente. “Após a triagem, quando as caçambas estão cheias, os rejeitos são levados para o ecoponto onde são transformados em brita e reinseridos na cadeia da construção civil”.

Questionado sobre o funcionamento das unidades, o secretário disse que “estão funcionando e recebendo os destroços normalmente”. Cândido ainda disse que o cidadão que tiver interesse em descartar algum material pode procurar a URPV mais próxima. O horário para descarte de materiais é das 7h30 às 11hh30 e das 13 às 17h30.

Na oportunidade, o secretário ressaltou a importância em realizar o descarte correto do lixo produzido, uma vez que atitudes como essa contribuem com a preservação do meio ambiente. “Todos os resíduos que são processados na usina, são reutilizados em outras construções da cidade”.

Unidades

URPV Sibipiruna

Rua Mardem Barbosa esquina com Travessa 33

 

URPV Millenium

Rua Pernambuco esquina com a rua Antônio Faria

 

URPV Fátima

Rua Jacyr G. da Silva esquina com Acácio Diniz Póvoa

 

URPV Maria Eugênia

Alameda Eugênio Nasciutti, 700

 

URPV Independência

Rua Alvorada, 775

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: