URPV’s continuam a receber resíduos de materiais de construção e recicláveis
sex, 2 de agosto de 2019 05:49por Laura Alvarenga
A prefeitura, através da secretaria de Serviços Urbanos e dos Distritos, oferece à população araguarina, cinco Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV’s). O serviço, ainda desconhecido por boa parte da população, consiste em receber resíduos de construção civil, sobras de podas de árvores, terras, materiais recicláveis, colchões e móveis velhos.
Criado em 2016, nos últimos três anos o programa oferece à população a oportunidade de realizar o descarte adequado desses resíduos, possibilitando a entrega direta e gratuita dos materiais, ou por meio da contratação de um carroceiro. Mensalmente as unidades recebem cerca de 1.300 toneladas de descartes de pequenos volumes, sendo 160 toneladas referentes a podas de árvores, e outras 1.200 toneladas de entulho. Vale ressaltar que as URPV’s não recebem lixo doméstico, restos alimentícios, eletroeletrônicos defeituosos, resíduos industriais ou de serviços de saúde, muito menos animais mortos.

Após a triagem, os materiais passam pelo processo de reciclagem e recebem um novo destino
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Cândido Costa Arruda, o limite de material a ser descartado é de 2m³ por viagem. Os resíduos são separados em caçambas e recolhidos por servidores da prefeitura regularmente. “Após a triagem, quando as caçambas estão cheias, os rejeitos são levados para o ecoponto onde são transformados em brita e reinseridos na cadeia da construção civil”.
Questionado sobre o funcionamento das unidades, o secretário disse que “estão funcionando e recebendo os destroços normalmente”. Cândido ainda disse que o cidadão que tiver interesse em descartar algum material pode procurar a URPV mais próxima. O horário para descarte de materiais é das 7h30 às 11hh30 e das 13 às 17h30.
Na oportunidade, o secretário ressaltou a importância em realizar o descarte correto do lixo produzido, uma vez que atitudes como essa contribuem com a preservação do meio ambiente. “Todos os resíduos que são processados na usina, são reutilizados em outras construções da cidade”.
Unidades
URPV Sibipiruna
Rua Mardem Barbosa esquina com Travessa 33
URPV Millenium
Rua Pernambuco esquina com a rua Antônio Faria
URPV Fátima
Rua Jacyr G. da Silva esquina com Acácio Diniz Póvoa
URPV Maria Eugênia
Alameda Eugênio Nasciutti, 700
URPV Independência
Rua Alvorada, 775
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- O candidato em quem o próprio partido diz não confiar dom, 9 de agosto de 2026
- Minas registra queda do analfabetismo sáb, 8 de agosto de 2026
- Cooperativa recupera R$ 622 milhões do Funrural sex, 7 de agosto de 2026
- 273 municípios podem aderir à universalização do saneamento; saiba quais sex, 7 de agosto de 2026
- Expocachaça reúne 2 mil rótulos em BH qui, 6 de agosto de 2026
- Missão do SINDVEL ao Vietnã busca ampliar autonomia tecnológica do Vale da Eletrônica qui, 6 de agosto de 2026
- Tráfego na BR-365 terá fiscalização reforçada a partir desta quinta-feira, 6 de agosto qui, 6 de agosto de 2026
- Câmara retoma sessões ordinárias e aprova projetos do Executivo qui, 6 de agosto de 2026
- Agosto Dourado destaca benefícios da amamentação para mães e bebês qui, 6 de agosto de 2026
- MOMENTO DE VÔLEI – 06 DE AGOSTO qui, 6 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...