Segunda-feira, 20 de Maio de 2024 Fazer o Login

Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes devem ser inauguradas esse mês

sex, 4 de setembro de 2015 08:21

Da Redação

Moradores poderão fazer o descarte de materiais de construção civil

As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) construídas para receber restos de materiais de construção e outros lixos sólidos, devem ser inauguradas ainda esse mês. Unidades receberão resíduos sólidos diariamente e farão a destinação correta dos materiais.

Cinco das unidades estão prontas e construtora está finalizando a última obra

Cinco das unidades estão prontas e construtora está finalizando a última obra

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Braulino Borges Vieira, a cidade receberá seis URPVs para suprir a demanda de toda a população. “Foi realizado um estudo e constatado que esse número é o suficiente para atender aos moradores. Cinco dessas unidades estão prontas e estamos esperando a construtora finalizar a última para que possam ser entregues ao município”.

A expectativa é que as obras estejam concluídas até o final desse mês. “Esse será um trabalho em conjunto com o nosso aterro e com a Usina de Tratamento de Resíduos. Aquilo que for recebido e não puder ser reaproveitado será descartado no aterro e o que puder ser reciclado será encaminhado para a usina”.

Segundo o secretário, a obra de construção da usina, localizada próxima ao residencial Portal dos Ipês, está em fase final. “Estamos agora na instalação da parte elétrica e extensão da rede, que será feita pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A expectativa é que dentro de 15 dias possamos realizar um teste e verificar o funcionamento dos equipamentos. Os materiais reciclados serão transformados em paralelepípedos, cascalho, areia fina e outros materiais, que serão utilizados novamente em obras, diminuindo o impacto no meio ambiente”.

As URPVs receberão resíduos de materiais de construção em pequenos volumes. “Os moradores que não possuem caçambas poderão descartar materiais de construção civil gratuitamente. Cada unidade contará com a presença de um funcionário, que receberá o material de descarte e fará a destinação correta do que for entregue”.

O material será removido diariamente por um caminhão de coleta. “Não receberemos lixo orgânico e a população também pode encaminhar móveis velhos ao local. Para o descarte de pneus, temos o Ecoponto, que recebe o material e envia mensalmente a uma empresa que dá a destinação correta”.

A prefeitura irá realizar um processo licitatório para a terceirização do serviço das URPVs. “A secretaria de Meio Ambiente irá ceder o espaço das unidades e a administração será realizada por alguma empresa capacitada, que possua o serviço de maquinário”.

Braulino Borges acrescenta que é necessária a cooperação dos moradores em relação à preservação do meio ambiente. “Infelizmente o município ainda não oferece o local de descarte, porém, temos em funcionamento o aterro. Os moradores interessados podem realizar uma solicitação junto à secretaria de Meio Ambiente e, com o pagamento de uma taxa mínima, podem fazer uso do local”.

O secretário comenta que, em breve, a população poderá contar com o espaço gratuito para o descarte de materiais. “Peço que, enquanto isso, os moradores tenham consciência e não joguem os resíduos no entorno do município. A pessoa pode estar tirando o problema de sua casa, mas não o retira da cidade e ainda prejudica o meio ambiente. Isso atinge a toda população araguarina. O município está fazendo o seu papel e esperamos que os cidadãos tenham essa consciência ambiental”.

1 Comentário

  1. Isabel Cristina de Sousa Bento disse:

    Moro próximo a URPVs do bairro Paineiras a qual encontra-se abandonada, cheia de mato e lixo. Se não bastasse próximo a mesma existem vários terrenos vagos onde está sendo feito o descarte de lixo, móveis e entulhos de construções o que está obstruindo as vias de acesso.
    A reportagem do Jornal Gazeta poderia nos ajudar e fazer uma matéria sobre o abandono do local e suas imediações.
    Att. Isabel

Deixe seu comentário: