Saúde bucal ganha espaço em audiência pública na Câmara
ter, 23 de dezembro de 2014 00:57Ações desenvolvidas no município mostram abrangência
e importância da odontologia na atenção primária
DA REDAÇÃO – Mais que um ditado popular, a máxima de que a saúde começa pela boca é um fato comprovado pela medicina e assunto que ganhou destaque com a realização de uma audiência pública realizada no final da tarde de quinta-feira, 18, na Câmara Municipal. Vereadores envolvidos com a iniciativa, profissionais da área que atuam tanto na rede pública e privada participaram da ocasião, que teve como objetivo apresentar as ações de odontologia da secretaria de Saúde realizadas no município.
Boa parte da população desconhece o quanto é amplo o atendimento na rede pública. A odontologia está presente em praticamente todos os postos de saúde, no Pronto Socorro, Policlínica Dr. Oabi Gebrim e até mesmo em algumas unidades do CRAS. São 47 profissionais dentistas, 24 auxiliares, duas técnicas em saúde bucal e duas professoras que atuam nos trabalhos de prevenção.
“Muita gente não procura os postos de saúde porque pensa que uma coisa mais grave não tem tratamento, mas tem sim, e quando não é possível fazer, conseguimos o encaminhamento. Temos um trabalho tão amplo que não é divulgado,” ressaltou a coordenadora de Odontologia, Anna Paula Curi Rodrigues Alves.
Araguari possui iniciativas pioneiras de prevenção nas escolas, desde 1998. Na ocasião, a equipe da secretaria teve a oportunidade de mostrar o Odontomóvel, desenvolvido junto a crianças menores de 4 anos nas creches. Ainda em fase inicial, foi realizado no CMEI Padre Nilo II, ao lado da igreja de Fátima. Das 280 crianças examinadas, 101 delas apresentavam cárie na fase inicial, tratadas pela equipe sem o uso do temido “motorzinho”.
Além de impedir a evolução da cárie, a presença do dentista desde cedo desmistifica a cultura do medo que grande parte da população tem na hora de procurar os consultórios.
No projeto “Prevenir para Sorrir”, palestras em todas as escolas e creches municipais serão estendidas para escolas estaduais, que inclui escovação dental supervisionada uma vez por semana nas escolas e todos os dias nas creches.
AVANÇOS
A audiência é uma iniciativa dos vereadores Rafael Guedes (SD), Cláudio Coelho (SD), Leonardo Rodrigues da Silva Neto – Léo Mulata (PROS), José Ricardo Resende de Oliveira (PPS) e José Donizete Luciano – Tenente Luciano (PP). É a primeira de outras que a categoria pretende realizar, com o intuito de fomentar o trabalho e melhorar as condições laborais e de remuneração dos profissionais.
O presidente do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais, Eduardo Carlos Gomide veio ao município participar da audiência e ofereceu apoio na elaboração de projetos de lei relacionados à área.
De acordo com a coordenadora, em 2015 serão agendas outras duas audiências públicas. A primeira delas para um levantamento das necessidades e possíveis projetos, em meados de junho, e a segunda para avaliar o desenvolvimento, no final do ano.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Coluna: Da Redação (10/10) sex, 11 de outubro de 2024
- Coluna: Radar (10/10) sex, 11 de outubro de 2024
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Rodoviária Estadual sex, 11 de outubro de 2024
- Bairros Independência e Santiago estão passando por diversas obras de infraestrutura sex, 11 de outubro de 2024
- Tentativa de homicídio no Novo Horizonte é investigada pela Polícia Civil sex, 11 de outubro de 2024
- Araguari Vôlei/ EVA enfrenta o Praia Grande na semifinal da Superliga C sex, 11 de outubro de 2024
- Coluna: Da Redação (10/10) qui, 10 de outubro de 2024
- ENTREVISTA – RENATO CARVALHO qui, 10 de outubro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (10/10) qui, 10 de outubro de 2024
- Prefeitura oferece vagas para venda de flores e arranjos na entrada do cemitério Bom Jesus qui, 10 de outubro de 2024
> > Veja mais notícias...