Sexta-feira, 10 de Maio de 2024 Fazer o Login

Saúde Alerta – Você se julga uma pessoa esquecida?

qua, 4 de setembro de 2019 05:00

Abertura-saude-alerta

As falhas de memória são vistas com maus olhos na grande maioria das vezes e isso é compreensível. Afinal, quem gosta de esquecer o aniversário de um amigo, datas de comemoração de namoro, casamento, deixar de comprar um produto muito importante no mercado ou perder o horário de um compromisso?

Quando passamos por um momento como esse, nós nos sentimos mal e desconfortáveis, culpando-nos por nossa “memória fraca”. No entanto, de acordo com um estudo recente, não há nada de errado conosco!

O estudo foi conduzido por um professor da Universidade de Toronto e publicado pelo jornal científico Neuron Journal. Os resultados mostram que o esquecimento é um processo natural do cérebro, e que pode até mesmo contribuir para nossa inteligência.

Tradicionalmente falando, a pessoa que lembra sempre de tudo e que tem uma memória sem falhas, é tida como uma pessoa mais inteligente. O estudo, no entanto, conclui o contrário: as pessoas que têm pequenas falhas de memórias podem, em longo prazo, tornar-se mais inteligentes.

Na verdade, um estudo divulgado, recentemente, pelo jornal científico Neuron Journal sugere que o esquecimento é um processo natural do cérebro que pode, até, tornar-nos mais inteligentes no final do dia!

Em nosso conhecimento tradicional, as pessoas que sempre se lembram de tudo são consideradas melhores de memória e mais inteligentes. Entretanto, o estudo chegou a uma conclusão oposta: as pessoas que têm pequenas falhas de memórias podem tornar-se mais inteligentes, em longo prazo.

O fato é que o nosso cérebro é muito mais complexos do que pensamos. A área onde guardamos a memória, chamada de hipocampo, precisa ser limpa, de vez em quando. Nós precisamos manter apenas o que é importante e desapegar do que não é.

É por isso, por exemplo, que tendemos a nos lembrar do rosto de uma pessoa, mas não do seu nome. Claro que ambos são importantes no contexto social, mas no contexto animal, o rosto é fundamental para a sobrevivência, o nome não.

Além de fazer essa filtragem das coisas que são realmente importantes, o cérebro também substitui o que não é relevante por memórias novas. E quando está cheio de memórias, é mais provável que tenha dificuldades na tomada de decisão.

A era de tecnologia em que vivemos torna mais difícil para nós retermos grandes memórias, porque é mais fácil fazermos uma busca na internet e descobrir o que precisamos do que buscar em nossos conhecimentos antigos guardados na mente.

Realmente não existe problema em ter pequenas falhas de memória, não há nada de errado com você. Esquecer algumas coisas é normal, faz parte do trabalho do cérebro!

Ter uma falha de memória é algo que não dá jeito nenhum na escola, quando estamos a realizar multiplicações matemáticas complicadas de cabeça… Pode também ser algo bastante útil quando estamos no local de trabalho, e nos tentamos recordar do nome de um colega.

Dito isto, esquecermo-nos de nomes, ou termos pequenos lapsos de memória é algo que acontece aos melhores!

Contudo, quando nos acontece, sentimo-nos sempre um pouco atordoados. Afinal de contas, não há nada pior do que nos deslocarmos ao supermercado ou à mercearia com um propósito e esquecermo-nos do que fomos lá fazer.

Se, como todos nós, também você se questiona porque se esquece de pequenas coisas, a resposta é muito simples: não há nada de errado contigo.

Portanto, o cérebro não só filtra o que é importante, como descarta o que não é, substituindo-o por memórias novas. Quando o cérebro está demasiado cheio de memórias, o mais provável é que entre em conflito na altura da tomada eficiente de decisões.

Reter grandes memórias torna-se, para nós humanos, cada vez mais complicado, resultado do uso frequente das novas tecnologias e do acesso à informação. É mais útil para nós sabermos como se escreve no Google a expressão para procurar como se faz uma instalação de banheira do que é recordar como se fazia há 20 anos.

Portanto, não há qualquer problema ter pequenas falhas de memórias. Da próxima vez que você se esquecer de alguma coisa, lembra-se: é perfeitamente normal, é o cérebro fazendo apenas o seu trabalho!

1 Comentário

  1. Gabriel Passarelli disse:

    Por isso é muito importante realizar consultas no médico, fazer exames e ter um bom acompanhamento. Fiz meu plano de saúde no https://compareplanodesaude.com.br

Deixe seu comentário: