Segunda-feira, 20 de Maio de 2024 Fazer o Login

Projeto “Mãos que se abraçam” atende mães e pais de recém-nascidos

qui, 3 de setembro de 2015 08:53

Da Redação

Reuniões acontecem mensalmente no prédio da Associação Médica da Santa Casa

A secretaria de Saúde, em parceria com a Santa Casa, realizou, nessa segunda-feira, 31, o primeiro encontro do projeto “Mãos que se abraçam”. O objetivo é orientar pais e mães em relação aos cuidados necessários com os recém-nascidos.

Projeto envolve orientações, cuidados com as mães e cursos de capacitação

Projeto envolve orientações, cuidados com as mães e cursos de capacitação

 

De acordo com a médica Idelízia da Cunha Cardoso, coordenadora do projeto e especialista em Ginecologia e Obstetrícia, os encontros são voltados principalmente aos pais e mães que tiveram seus filhos através do Sistema Único de Saúde (SUS). “Orientamos os pais sobre cuidados com a saúde dos filhos, a importância do aleitamento materno, que é a alimentação mais saudável, da prevenção ao câncer do colo uterino, planejamento familiar e demais dúvidas que tenham”.

As reuniões acontecerão na última segunda-feira de cada mês. “Esperávamos a participação de mais puérperas. Todas foram convidadas, mas como foi o primeiro encontro, acredito que muitas ainda não entenderam o objetivo do grupo. Queremos ajudar todas as mães”.

A médica afirma que, quando houver um grupo formado, serão promovidas capacitações nas áreas de culinária, artesanato e outras formas de renda familiar. “Muitas mulheres não têm perspectiva de vida. Esse grupo não será apenas uma palestra, mas um espaço onde cada uma poderá compartilhar suas dificuldades. Muitas mães realizam o parto e não retornam, não cuidam de sua saúde. Queremos promover um atendimento humanizado, para que elas possam receber essa prevenção”.

Podem participar do projeto mães de recém-nascidos e de filhos com idade mais avançada. “Temos aproximadamente 60 partos por mês na Santa Casa, mas apenas quatro casais compareceram”. As reuniões acontecem das 13 às 15h, no prédio da Associação Médica da Santa Casa, e também é permitida a participação dos pais. “Esse foi o nosso primeiro de muitos encontros que teremos de agora para frente”.

Segundo a médica, a avaliação das mães de uma maneira mais integral é de grande importância. “Queremos que esse projeto seja focado na mulher e as mães tenham fé na maternidade e possam passar pelos desafios, junto com nossas ações no grupo”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: