Prodaub lança projeto de inovação do centro de dados da Prefeitura
ter, 25 de agosto de 2015 08:29Da Redação – Com Assessoria
Empresa conta com os setores de qualificação técnica, gestão de energia, servidores e storage
Foi apresentado na tarde desta terça-feira (24) o projeto do novo conceito do data center (centro de dados) da Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub). O projeto, conduzido pela Prefeitura através da Prodaub e da Secretaria Municipal de Finanças, prevê melhorias no sistema já existente e a criação de um segundo data center que ficará localizado na sede do Dmae. O anúncio consiste na primeira etapa do programa de modernização da administração municipal.

Este é o segundo grande investimento na Prodaub desde 2013, quando foi substituída toda a rede de transporte de dados e wi-fi da prefeitura
Fundada em 1988, a Prodaub iniciou as operações em 1991. A empresa conta com os setores de qualificação técnica, gestão de energia, servidores e storage e trabalha em três frentes: infraestrutura, desenvolvimento e manutenção.
“São ferramentas para desenvolver bem o nosso trabalho e melhor atender o cidadão. A modernização faz com que os serviços fiquem mais adequados para a administração e para o contribuinte, trazendo mais agilidade, eficiência e transparência“, afirmou o prefeito Gilmar Machado.
Este é o segundo grande investimento na Prodaub desde 2013, quando foi substituída toda a rede de transporte de dados e wi-fi da prefeitura. Agora, o novo projeto prevê investimento de R$ 8 milhões e conclusão em 120 dias a partir do início das obras pela empresa vencedora da licitação.
A primeira novidade é a modernização do data center localizado no Centro Administrativo. A estrutura será reformulada com piso elevado (o que evita quebra de pisos e facilita a manutenção do cabeamento), portas-cofre e corta-incêndio, acesso restrito, monitoramento por câmera 24 horas, sistema anti-incêndio a gás (para não danificar equipamentos) e ar-condicionado de precisão para controle da umidade e temperatura.
A capacidade de processamento de dados ainda será ampliada em quatro vezes, acompanhada pelo aumento de armazenamento, que passará dos atuais 18 terabytes (TB) para 78 TB. Isso vai possibilitar a implantação de novos sistemas, a exemplo do georreferenciamento, e melhores condições de trabalho para o quadro de funcionários da prefeitura, com a otimização dos procedimentos. O contribuinte também ganha com mais comodidade ao utilizar os serviços que poderão ser feitos em qualquer lugar que tenha acesso à internet.
Hoje, a Prodaub possui 109 sistemas rodando constantemente. Entre eles, a folha de pagamento, a nota fiscal eletrônica, controle de estoque, marcação de consultas, diário eletrônico e as faturas de consumo de água pelo Dmae (que realiza mais de 300 mil emissões mensais). Atualmente, a Prodaub possui 30 servidores de rede com tecnologia de virtualização para potencializar a capacidade de atendimento dos computadores.
De acordo com o diretor-presidente da Prodaub, Placidino Stabile, o projeto cumpre mais um tópico do plano de governo, conhecido como Usuário Cidadão. Na proposta o cidadão tem todos os serviços disponíveis de maneira ágil, prática e descentralizada, sem precisar se deslocar até a prefeitura, economizando tempo e custos.
“Os mais de cem sistemas são interligados, pois queremos que o administrador público tenha isso em mãos para fazer a gestão da cidade. A Prodaub, no futuro, será interligada com todos os sistemas do Governo Federal (Saúde, Educação, Habitação, Caixa. O cidadão estará interligado nessa rede e o Município terá a gestão do todo”, explicou Stabile.
Novo data center
A outra parte do projeto concebe a construção de um novo data center. A estrutura ficará na sede do Dmae e fará o espelhamento de dados com o data center do Centro Administrativo, conectados via fibra ótica. Mesmo que haja qualquer problema em um ou outro equipamento, a prefeitura não para de funcionar e nem corre risco de perder dados.
Financiamento BNDES/PMAT
O projeto de inovação e construção de um segundo data center integra uma das etapas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para modernização das administrações municipais. Aprovada em 2014, a operação no âmbito da Linha de Financiamento para Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (BNDES/PMAT) totaliza R$ 44,6 milhões somados a mais R$ 4,9 milhões de contrapartida municipal.
Esse valor contempla o provimento de uma estrutura de comunicação de dados e imagem, conectando as diversas unidades da Administração Pública, e modernização dos recursos de TI da Secretaria de Educação e de todas unidades da rede municipal de ensino.
Outras ações previstas são a implantação de soluções para gerenciamento eletrônico de documentos, business intelligence, geoprocessamento e cadastro técnico multifinalitário; revisão da legislação tributária municipal; modernização de hardware e de software; estruturação do setor de cobrança e contencioso administrativo; capacitação profissional; mapeamento de processos relacionados à arrecadação; e implantação de rede pública de wi-fi.
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