Período chuvoso inicia sem conclusão do plano de contenção
sex, 21 de setembro de 2018 05:51Da Redação
Algumas ações foram realizadas para reduzir riscos de alagamentos e acidentes em caso de chuvas fortes
Na quarta-feira, 19, Catalão (GO) foi palco de uma catástrofe: uma forte chuva destruiu boa parte da cidade e dois trabalhadores de uma obra de canalização do córrego Pirapitinga e vias marginais desapareceram na enxurrada. O ocorrido gerou preocupação para Araguari, visto que constantemente tempestades deixam rastros de destruição na cidade e que o céu mostra sinais de precipitação.

No ano passado, alagamento provocou destruição em vias da cidade
Tendo isso em vista, a Gazeta do Triângulo entrou em contato com Bombeiros de Defesa Civil e com o secretário de Obras para entender quais medidas preventivas foram tomadas até o momento. A principal delas, disseram os dois órgãos, é um Plano de Contingência que se encontra em fase de conclusão. “Estamos desenvolvendo junto com a Coordenação de Defesa Civil da prefeitura o Plano de Contingência que engloba todas essas áreas de risco de Araguari que estão identificadas. Nesse plano está previsto o direcionamento de ações para esses locais, bem como palestras, treinamentos, entre outras ações”, coloca Júlio César Gomes Ribeiro, 2º sargento da 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG.
Conforme explicado pelo 2º sargento BM Márcio Ramos Ferreira, o Plano de Contingência deve ser apresentado à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e, após isso, divulgado para a população. “Assim que for concluído, vamos orientar os cidadãos quanto ao que deve ser feito em relação às inundações, quais procedimentos devem ser adotados”, comenta. Em caso de inundações, afirma o bombeiro, o morador deve acionar o 193.
Nas áreas críticas foram realizadas intervenções, coloca o secretário de Obras, Expedito Castro Júnior. “Fazemos muita limpeza nas bocas-de-lobo, principalmente. Também tentamos sanar algumas deficiências ali na Joaquim Aníbal, que tem muita incidência de alagamento. Estamos atentos para não deixar chegar à situação que ficou no ano passado”, ressalta.
Mesmo com as ações preventivas, a incerteza é grande. “Se não for um volume muito grande de água e de ventos, estamos bem preparados, bem atentos com essas situações”, completa o secretário de Obras.
O residencial Madrid, que é ponto crítico de alagamento, entrou no período chuvoso sem as intervenções necessárias. “Uma empresa vai fazer uma contrapartida no local para corrigir o problema, mas por questões burocráticas, isso não foi realizado no período de estiagem”, lamenta Júnior.
Recomendações
O bombeiro militar Márcio Ramos Ferreira repassou à reportagem algumas recomendações no período chuvoso. “Não colocar lixos nas ruas, manter as bocas-de-lobo limpas, fazer a limpeza de calhas com o devido cuidado e em caso de tempestade ficar dentro da residência, que é o local mais seguro para se estar. No caso de sentir que a residência está alagando, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros.”
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Movimento intenso de pessoas faz a BR-365 ser tomada por romeiros ter, 11 de agosto de 2026
- Prefeitura de Araguari aposta em jogos para transformar o ensino da matemática ter, 11 de agosto de 2026
- Agosto Lilás: Araguari promove roda de conversa sobre o enfrentamento à violência contra a mulher ter, 11 de agosto de 2026
- TERCEIRA ETAPA DO CIRCUITO MUNICIPAL DE FUTEVÔLEI REÚNE MAIS DE 50 ATLETAS NA ARENA BEACH ter, 11 de agosto de 2026
- Araguari Vôlei EVA se destaca mais uma vez no voleibol de base e coloca as três equipes femininas participantes entre as melhores da competição ter, 11 de agosto de 2026
- Prefeitura promove programação cultural para celebração dos 138 anos de Uberlândia ter, 11 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 11 DE AGOSTO ter, 11 de agosto de 2026
- Fiscalização nos dois principais acessos à Romaria flagra motoristas irregulares ter, 11 de agosto de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados reforça cuidado com a saúde das mulheres e convida população para ação da Carreta da Mamografia ter, 11 de agosto de 2026
- Araguari participa da 1ª Olimpíada Regional de Matemática da AMVAP ter, 11 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...