Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Parceria entre Prefeitura e Santa Casa garante apoio à amamentação e à coleta de leite materno

sáb, 8 de novembro de 2025 12:32

Da Redação

Foto 1: Além de garantir a nutrição adequada, o leite materno fortalece o sistema imunológico dos bebês.

Doar leite materno é um gesto simples que pode salvar vidas. O leite humano é essencial para todos os bebês, especialmente para aqueles que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe.

No Brasil, cerca de 150 mil litros de leite materno são coletados, processados e distribuídos todos os anos para recém-nascidos de baixo peso internados em unidades neonatais. Apenas um litro de leite doado pode alimentar até dez bebês por dia e, dependendo do peso do prematuro, um mililitro já é suficiente para nutrir uma criança em cada refeição.

Além de garantir a nutrição adequada, o leite materno fortalece o sistema imunológico dos bebês, contribuindo para uma recuperação mais rápida e reduzindo o tempo de internação.

Entre os principais benefícios do leite materno estão a proteção contra diarreias, infecções respiratórias e alergias; a redução em até 13% da mortalidade infantil em crianças menores de cinco anos; e a diminuição do risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Qualquer quantidade de leite é bem-vinda — o pote não precisa estar cheio para ser levado ao Banco de Leite Humano.

Toda mulher que amamenta pode ser doadora. Basta estar saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação. As interessadas podem entrar em contato com o banco de leite mais próximo ou ligar para o número 136 para obter orientações sobre como e quando doar.

Em Araguari, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolve um importante trabalho em parceria com a Santa Casa: o Posto de Coleta de Leite Humano, que atua tanto no apoio à amamentação quanto na arrecadação de leite materno para os bebês internados na UTI Neonatal (Alteia União Natal).

De acordo com a enfermeira e coordenadora da unidade, Mariana, o posto funciona com agendamento e atendimento direto às mães interessadas. “Temos um número de telefone e WhatsApp disponíveis para contato. As mães podem ligar para esclarecer dúvidas, fazer o agendamento ou manifestar interesse em doar. Assim, conseguimos organizar todo o processo de coleta e atendimento”, explicou.

O leite doado é destinado aos bebês prematuros internados na UTI Neonatal, desempenhando papel fundamental na recuperação e sobrevivência dos pequenos. “Esse leite é de extrema importância para a sobrevida e recuperação dos bebês. Ele contribui para uma melhora rápida e garante uma internação mais curta”, destacou Mariana.

Para facilitar o processo, o posto também conta com um serviço de coleta domiciliar, que busca o leite diretamente nas casas das doadoras. “Entramos em contato com as mães, e uma equipe vai até a residência para recolher o leite doado. É um gesto simples que faz toda a diferença”, completou a coordenadora.

Mariana faz ainda um apelo especial: “Convido todas as mãezinhas que desejam doar. Com apenas um mililitro de leite, já é possível salvar uma vida.”

As mães que desejam doar leite ou que precisam de orientações sobre amamentação podem procurar o Posto de Coleta de Leite Humano, localizado na Santa Casa de Araguari, ou entrar em contato pelos telefones (34) 3249-1500 e (34) 99936-9835 (WhatsApp).

Foto 2: O leite doado é destinado aos bebês prematuros internados na UTI Neonatal.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: