Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Obra de restauro da Capela e do Coreto do Fundão está na fase inicial

qui, 29 de junho de 2023 08:07

Da Redação

A obra de restauro da Capela e do Coreto do Fundão custará aproximadamente R$769.307,33

O conjunto Capela do Fundão é um patrimônio histórico do município. Essa capela encanta os visitantes com sua arquitetura colonial e seu significado cultural. A Capela do Fundão foi erguida por volta do ano de 1850, sendo uma das mais antigas construções da cidade.

Sua construção foi motivada pela devoção dos moradores da região que desejavam ter um local sagrado para celebrar seus rituais religiosos. A capela foi construída em estilo colonial com traços arquitetônicos característicos da época.

No dia 26, a Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura anunciou que iniciou a obra de restauro da Capela e do Coreto do Fundão. O objetivo é reconstituir o contexto autêntico da obra, privilegiando o produto, sem perder seus legítimos traços arquitetônicos ou cometer um falso histórico que possa anular as linhas da passagem do tempo sobre a construção.

De acordo com o vice-presidente da FAEC, Wederson Prado Machado, a obra contará com as seguintes etapas: troca do piso e restauro das paredes, do telhado, do altar e do Coreto; custando aproximadamente R$769.307,33. A empresa responsável é a A2M Soluções LTDA.

“A Capela do Fundão é um bem tombado do nosso município, isso aconteceu em 2004. O seu restauro será conforme todos os restauros que a Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura está realizando nos bens históricos, com o intuito de preservar e resgatar a nossa história. Queremos que a Capela e o Coreto fiquem preservados e bonitos para poderem receber os visitantes”, disse o vice-presidente da FAEC.

Ainda segundo Wederson Prado Machado, o local, onde está situada a Capela do Fundão, foi onde aconteceu o início da ocupação da área, onde hoje é o município de Araguari, por isso essa obra se faz tão necessária.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: