Segunda-feira, 20 de Maio de 2024 Fazer o Login

Novos equipamentos são integrados ao sistema municipal de ensino

qua, 29 de janeiro de 2014 00:11
Incentivos se remetem ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

DA REDAÇÃO – A rede municipal de ensino em Araguari é um dos destinos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Depois da elaboração de diversos planos para o recebimento de verbas federais, o município foi contemplado com novos equipamentos.

Os materiais são destinados aos Centros Educacionais Municipais e de Educação Infantil. Entre as novidades, destaque para um mobiliário completo, com jogos pedagógicos, conjuntos escolares, computador, notebooks e um multifuncional. Além disso, as instituições foram contempladas com outro veículo de transporte, com adequações de acessibilidade.

As propostas foram elaboradas e apresentadas desde o ano anterior, a fim de garantir o benefício. Foi o que informou a secretária de Educação, Iara Cristina Rodrigues Alves de Faria. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, ela destacou a conquista dos recursos.

“Desde o começo de 2013, estamos buscando os benefícios junto ao FNDE, em que o município era cadastrado, porém não mostrava interesse. Até então, Araguari não perdeu nenhuma verba destinada pelo governo federal, com uma equipe especializada na captação de recursos. Por isso, permanecemos na procura contínua para o melhor da Educação. Conseguimos diversos equipamentos por meio do Plano de Ações Articulares (PAR), além de um mobiliário completo, jogos pedagógicos, ônibus escolar com acessibilidade e a construção de creches do Proinfância. Recebemos também outros incentivos para os serviços na zona rural”, explanou.

Com base na afirmação da titular da pasta, o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), foi criado pelo governo federal a fim de garantir o acesso da criança ao sistema público de ensino.

Ao todo, mais de mil funcionários integram a rede municipal de Educação. A expectativa é que a procura pelas instituições em Araguari se torne ainda maior este ano. No próximo dia 3, a secretaria promove o “Encontro Pedagógico”, que reunirá todos os servidores nos momentos que antecedem o início do período letivo.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Outra iniciativa conduzida no município é a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Situada na praça Augusto Diniz, no bairro Fátima, a unidade oferece cursos gratuitos técnicos e de graduação. Confira a lista de conhecimentos abordados na instituição:

– Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP): licenciaturas em Pedagogia, Matemática e Geografia; curso de aperfeiçoamento em processo formativo de Educação Ambiental – “Escolas Sustentáveis e Com-Vida” e bacharelado em Administração Pública.

– Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM): licenciaturas em Computação e Letras; Cursos Técnicos Rede E-TEC: segurança do trabalho, informática para internet e serviços públicos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: