Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Estádio Parque do Sabiá entre os maiores do país

sex, 27 de março de 2020 05:26

Da Redação

Desde sua inauguração, em 1982, o Estádio Municipal Parque do Sabiá está entre os maiores do Brasil, em capacidade de público. Um levantamento feito pelo Globo Esporte coloca-o em 9º lugar entre os principais do País. Em 1º lugar está o Maracanã (Rio de Janeiro), hoje com capacidade para 78.838 pessoas, e na sequência estão Mané Garrincha (Brasília) com 72.788 lugares; Morumbi (São Paulo) com 66.795; Castelão (Fortaleza) com 63.903; Mineirão (Belo Horizonte) com 61.846; Arruda (Recife) com 57.000; Arena Grêmio (Porto Alegre) com 56.500; Beira Rio (Porto Alegre) com 56.000; Estádio Municipal Parque do Sabiá (Uberlândia) com 53.350; e o Arena Fonte Nova (Salvador) com 50.025 lugares.

Fonte: Alberto Gomide – Diário de Uberlândia

Fonte: Alberto Gomide – Diário de Uberlândia

 

O Estádio Municipal Parque do Sabiá, que recebeu o nome oficial de Estádio João Havelange, fica situado na zona leste da cidade, na região alta do bairro Santa Mônica, ao lado do complexo. O Estádio Municipal Parque do Sabiá (hoje nome oficial), projetado por Raul de Lagos Cirne (Seebla), é um dos maiores e mais modernos do País. Foi inaugurado em 1982, no dia 27 de maio, com o jogo entre Brasil e Irlanda do Sul, que terminou com goleada brasileira por 7 a 0, quando o estádio recebeu lotação além da sua capacidade, que era de 75 mil pessoas. O primeiro gol marcado no estádio foi de Paulo Roberto Falcão. Entre os visitantes ilustres que estiveram no estádio estão Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé; o Presidente da República João Batista de Figueiredo, e o presidente da Fifa, João Havelange.

A Seleção Brasileira jogou cinco vezes no Estádio João Havelange. Foram também realizadas no estádio diversas competições importantes, entre elas o Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, a Copa dos Campeões Sul-Americanos de Clubes, o Campeonato Brasileiro de Clubes e o Campeonato Brasileiro de Clubes de Futebol Feminino. O primeiro gol do Uberlândia Esporte Clube marcado no Parque foi do jogador Mauro Heli da Silva “Maurinho”.

O gramado do Estádio Parque do Sabiá media 75 m x 110 m e é dividido das arquibancadas por um fosso que mede 3 m de largura por 3,25 m de altura e em volta do gramado existe uma pista de atletismo com piso de pó de brita, medindo 4,31 m de largura por 400 m de extensão. Os 75 mil lugares do estádio na época eram 22.504 arquibancada geral, 31.500 arquibancada comum, 11.300 arquibancada de cotovelos, 5.076 arquibancada especial, 775 cadeiras numeradas, 3.663 cadeiras cativas e 182 lugares na Tribuna de Honra. Existem ainda 25 cabines para Imprensa. A área de localização do estádio é de 62.500 m² e tem estacionamento para 3.000 carros. O movimento de terra é de 500.000 m³ ; drenagem superficial de 2.550 m e profunda de 1.044 m; infraestrutura com 430 toneladas de aço e 5.000 m³ de concreto; superestrutura  – forma 60.000 m², concreto 14.000 m³ e aço 1.100 toneladas. Hoje o gramado mede 68 x 106, padrão FIFA. Continua sendo um dos melhores gramados do Brasil.
Próximo ao estádio, a cidade tem ainda o complexo Parque do Sabiá, um dos mais completos locais para lazer da população, somando-se a isto a prática esportiva, com vários campos de futebol, quadras de areia, vários lagos, piscinas e uma pista de caminhada com 5 km de extensão. Ainda ao lado do estádio está a Arena Multiuso Sabiazinho, onde também acontecem grande eventos esportivos e shows. Ainda bem ao lado, está sendo concluído o Parque Aquático, com piscina olímpica, projetada para eventos nacionais e internacionais.

6 Comentários

  1. Cezar disse:

    Outro exemplo de desperdício de dinheiro público. Pra que serve esse Estádio. Um jogo ou outro. A cidade nem tem time. O povo de lá torce prós times do Rio ou SP. Devia ter construído hospital ou escola com aquele dinheiro. O povo paga por obras eleitoreiras de politicos.

  2. Paulo disse:

    Será que em Araguari não tem mais nada a ser divulgado como notícia, a ponto da nossa imprensa se dar ao luxo de copiar, na melhor forma “Ctrl C – Ctrl V”, matéria de jornal da cidade vizinha?

    É falta de notícia, ou é preguiça de colocar as mãos na massa, atrás de assunto? Que relevância têm, até para o araguarino mais apaixonado por esporte, o tamanho do estádio da cidade vizinha?

    Tenho certeza que seria muito mais interessante para os araguarinos saber por que nossos estádios, assim como nosso esporte como um todo, está totalmente largado as traças.

    https://diariodeuberlandia.com.br/coluna/4184/estadio-parque-do-sabia-entre-os-maiores

  3. Leonardo Pereira da Silva disse:

    Bonito, imponente, mas um desperdício, assim como outros espalhados pelo país.

  4. Anônimo disse:

    E o que Araguari tem ?
    Resposta : Nada .
    Que Araguari você espera para o futuro ?
    Resposta: ?

  5. Paulo disse:

    Araguari tem muita coisa.
    Muitas atividades sendo realizadas, mas sem nenhum acompanhamento da nossa imprensa.

    Espero uma Araguari onde os cidadãos comecem a escolher seus representantes com mais razão e menos torcida por políticos de estimação.

    Assim, talvez, poderemos trocar os coronéis que dizem fazer algo pela cidade mas que na verdade só pensam em vantagem pessoal em suas ações.

    Que nestas próximas eleições nós possamos renovar 100%

  6. Marco Aurélio Scarpins Júnior disse:

    Gente… O nome do Jornal é Gazeta do Triangulo… Não Gazeta de Araguari… Uberlândia se situa no Triangulo Mineiro, Cujo o qual o Jornal engloba as suas notícias… Estudem Geografia pelo amor de Deus… E essa é apenas uma matéria do Jornal…

Deixe seu comentário: