Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Após oito dias, Araguari registra óbito por covid-19

sáb, 5 de setembro de 2020 00:01

Da Redação

Diariamente a reportagem tem acompanhado os dados relacionados à covid-19 em Araguari, que chegou a ficar mais de uma semana sem registrar mortes. De acordo com o boletim epidemiológico atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram contabilizados 62 óbitos até o momento. Além disso, são 2.456 casos positivos e 1.289 suspeitas.

Apesar de assustar a população, o número revela que a letalidade está abaixo da média regional, estadual e nacional. Por sua vez, o informativo disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) aponta para 2.415 confirmações e 552 pessoas em acompanhamento após ter alguns dos sintomas da covid-19. O balanço estadual continua mostrando um número maior de mortes (65), o que, segundo o secretário de Saúde Fabrízio Martins, pode estar relacionado a pacientes que faleceram em Araguari, mas não residem na cidade.

 

Com a decisão, o comércio não essencial continua aberto e tem recebido grande número de pessoas diariamente, segundo comerciantes

Com a decisão, o comércio não essencial continua aberto e tem recebido grande número de pessoas diariamente, segundo comerciantes

 

O Departamento de Epidemiologia também fez um levantamento desde o mês de março, sendo registrados os seguintes números: março (402 casos notificados, seis casos positivos), abril (299 casos notificados, 11 casos positivos e 1 óbito), maio (445 casos notificados, 104 casos positivos e 1 óbito), junho (1.241 casos notificados, 585 casos positivos e 22 óbitos), julho (2.197 casos notificados, 943 casos positivos e 29 óbitos), agosto: (2.309 casos notificados, 743 casos positivos e 8 óbitos).

Ainda conforme a equipe da Saúde, até o atual momento, em setembro já foram notificados 123 casos e 21 foram confirmados, com 1 óbito.

Tais dados foram considerados para que a administração municipal deliberasse sobre a permanência na onda amarela do plano Minas Consciente, a partir deste sábado, 5. “A cidade está numa situação favorável, comparada a outras da região. Mas estamos preparados para atender aos pacientes, tendo sido estruturado leitos e organizado a rede de saúde, mas pedimos que as pessoas evitem sair sem necessidade, evitem aglomerações, usem máscara e mantenham sempre as mãos higienizadas”, completou.

Desta forma, todas as atividades do comércio não essencial permanecem inalteradas, conforme o decreto nº. 154, publicado no Correio Oficial do Município que ratificou a cidade na macrorregião do plano Minas Consciente.  Nesta semana, a administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, também disponibilizou mais um edital de chamamento público. A contratação de novos servidores para trabalharem no Hospital de Campanha tem como objetivo a ampliação para 50 leitos. A inscrição pode ser feita através do e-mail secadministracao@araguari.mg.gov.br.

Os interessados podem se inscrever para os cargos de auxiliar administrativo, serviços gerais, assistente social, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Em contrapartida, a reportagem verificou que municípios com características de liderança regional, como é o caso de Uberlândia, têm sentido os efeitos da doença com maior intensidade. Já são 20.614 casos confirmados e outros 4.903 seguem em acompanhamento na cidade vizinha. Os óbitos chegaram a 421 nesta sexta-feira, 4, segundo o boletim.

A doença já está presente em 829 dos 853 municípios mineiros, sendo que em 526 já foi registrado pelo menos um óbito. Os dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram ainda que o território mineiro tem 30.059 doentes e Belo Horizonte lidera as notificações, com 33.479 infectados e 1.051 mortes. Nesta sexta-feira, a metrópole também autorizou o funcionamento noturno dos bares e restaurantes, que poderão vender bebidas alcoólicas pela primeira vez desde o início da pandemia, em março.

Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, a transmissão está tendendo a equilibrar. Podemos dizer até que houve uma discreta tendência de queda na transmissão. A longo prazo resulta na redução da transmissão”, falou.

O secretário reforçou ainda que, apesar disso, não é o momento de flexibilizar os protocolos de segurança, como o uso de máscara, por exemplo. A boa notícia, é de que em Minas Gerais, 192.246 pessoas que contraíram a enfermidade conseguiram se livrar do vírus e são consideradas recuperadas.

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Infelizmente lembra a música trem das sete. Quem vai ficar, quem vai partir.

Deixe seu comentário: