Meta da campanha antirrábica é vacinar 21 mil cães e gatos em Araguari
sex, 4 de setembro de 2015 08:55Da Redação
Capacitação de vacinadores ocorreu no mês de agosto
A Campanha de Vacinação Antirrábica terá início no dia 12 de setembro, com o objetivo de imunizar cães e gatos do município contra a raiva. Na zona rural, as equipes já estão atuando desde o dia 1º de setembro e se estende até o dia 3 de outubro.

Cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados
De com a veterinária do Departamento de Zoonose da secretaria de Saúde, Amanda Regina Pereira Pedroso, a população deve comparecer aos pontos de vacinação com os cães e gatos que tenham mais de três meses de idade. “A imunização não foi cedida pelo Ministério da Saúde no último ano e muitos podem ter esquecido a campanha, mas nesse ano recebemos 21 mil unidades da vacina”.
No mês de agosto, a equipe da Gerência Regional de Saúde de Uberlândia promoveu um treinamento em Araguari para a capacitação dos funcionários da secretaria de Saúde. “Temos em média 100 funcionários capacitados para a aplicação e a maioria possui experiência na área”.
A veterinária recomenta que, caso os animais estejam doentes ou debilitados, os proprietários aguardem a melhora para que possam receber a imunização. “Essa é uma vacina testada, aprovada e expedida pelo Ministério da Saúde. Reações adversas comuns podem ocorrer no dia da aplicação, mas os donos não precisam ter medo, pois foram realizados diversos testes. Animais gestantes e em fase de amamentação também devem receber a dose”.
Segundo a veterinária, os proprietários são responsáveis pela contenção dos animais. “Os vacinadores são treinados para a aplicação, mas pedimos para que os donos levem a focinheira e prendam bem os animais, evitando tumultos, pois teremos cães e gatos no mesmo local. No caso dos gatos, por serem animais ariscos, os funcionários recebem um treinamento de contenção, mas pedimos também o auxílio dos donos”.
A campanha na zona rural acontece entre os dias 1º de setembro e 3 de outubro, contando com quatro equipes. “Os vacinadores comparecerão em todas as fazendas da redondeza, durante todo o mês, para aplicar a imunização em cães e gatos. Os veículos da secretaria de Saúde estarão devidamente sinalizados e pedimos para que os moradores recebam bem as equipes”.
Na zona urbana, serão disponibilizados aproximadamente 20 pontos estratégicos aos sábados (12, 19 e 26 de setembro e 3 de outubro) durante todo o dia. “As equipes estarão disponíveis até 17h, em pontos fixos e sinalizados. Espero que o pessoal compareça com os animais, para que a campanha seja efetiva em Araguari”.
A veterinária ressalta que a raiva é uma doença letal para animais e seres humanos. “A diminuição dos casos de raiva em todo o mundo se deve a essas campanhas. Ela pode ser transmitida através da mordedura e saliva. As pessoas agredidas por cães devem ir ao Pronto Socorro e precisam colocar o animal em observação, pois é uma doença que não tem cura. Em Araguari, não temos casos há um bom tempo, por isso a população precisa aderir à campanha e eliminar a entrada do vírus no município”. Confira no link a seguir os pontos de vacinação: Locais de Vacinação
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Vitória/Minas terá 36 novas locomotivas qui, 27 de março de 2025
- Coluna: Da Redação (27/03) qui, 27 de março de 2025
- Coluna: Direito e Justiça (27/03) qui, 27 de março de 2025
- “Comida di Buteco”: votação da primeira fase começa em abril qui, 27 de março de 2025
- Explora recebe notificação para adequações no estacionamento rotativo qui, 27 de março de 2025
- Câncer de colo do útero: prefeitura intensifica conscientização durante o “Março Lilás” qui, 27 de março de 2025
- Araguari Vôlei Eva qui, 27 de março de 2025
- Primeiro Congresso Técnico da 16ª Copa Amvap: definição e aprovação dos Termos do Regulamento qui, 27 de março de 2025
- Jogo festivo arrecada alimentos para pessoas carentes qui, 27 de março de 2025
- Acidente na região da Bocaina deixa condutor e passageiro feridos qui, 27 de março de 2025
> > Veja mais notícias...
O problema é os cães sem dono. Aqueles que ficam nas ruas e quando a gente passa a pé, de bicicleta ou moto, eles atacam. E nunca se acha o dono. O que será feito nesses casos?