Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Meio Desligado – Observatório de Araguari: quem não conhece, deveria

qua, 19 de outubro de 2016 05:26

meio desligado

Existe um grupo excelente no Facebook sobre o que acontece na cidade, Observatório de Araguari. Lá, temos a possibilidade de discutir qualquer assunto. Há espaço para anúncios de comerciantes, reclamações populares, questões envolvendo política na esfera municipal, estadual e federal, religião. Os participantes debatem e não raro as discussões são acaloradas, dada a polarização que tem surgido no país entre esquerda e direita.

.

.

 

Perdi as contas de quantas vezes me envolvi nesses debates. E ontem, para minha surpresa, um dos participantes de esquerda com quem costumo debater revelou ser protestante. Nasci em uma igreja protestante, a Primeira Igreja Batista de Araguari, e mesmo estando afastada, os valores e crenças que aprendi na infância continuam em meu coração. Mas nos últimos tempos, comecei a ter um contato maior com a Igreja Católica, de forma aberta.

Acho que está mais do que comprovado que a esquerda e o cristianismo são em essência incompatíveis, mas independente disso, mesmo com as nossas divergências (quem acompanha o Observatório sabe que não foram poucas) não pude deixar de me sentir feliz. Porque mesmo que não concordemos em absolutamente nada, saber que ele acredita em Deus me trouxe um certo alívio, uma espécie de paz. Respeito o ateísmo, mas foi como se mesmo eu e ele sendo pessoas completamente diferentes, havia algo acima e mais importante do que todas essas diferenças. Cristãos de todo o mundo, uni-vos.

Às vezes assumimos uma postura mais combativa, dada a necessidade do cenário político. Mas esse momento de identificação religiosa com o coleguinha serviu para que eu repensasse um pouco minha postura e meus objetivos em relação à isso. Geralmente participo dos debates na esperança de que as pessoas possam ler, ver opiniões diferentes, exposição de fatos e argumentos diferentes, para elas mesmas chegarem às suas conclusões, terem vontade de pesquisar sobre os assuntos debatidos.

O que acontece no Observatório não acontece nem mesmo no ambiente acadêmico: pessoas com pontos de vista opostos confrontando suas ideias. Talvez pelo tempo de raciocinar, escrever, a dinâmica nem se compara ao debate cara a cara. A gente pode reler os diálogos, ou simplesmente acompanhar os debates dos outros. Tudo isso é muito positivo e com certeza minha capacidade de raciocínio melhorou e muito ao longo dessas incursões.

Não é sempre que o grupo é esse mar de rosas. Não raro a coisa descamba para o ataque pessoal, mas até isso é um aprendizado valiosíssimo. É como diz o ditado, “não sabe brincar, não desce para o play”. Às vezes vamos nos deparar com esse tipo de coisa e é importante estar preparado. É claro que tem muita postagem idiota. Na época da eleição então, estava insuportável. Tive momentos de desânimo completo devido a algumas discussões, fiquei ausente do grupo, mas não adianta, sempre acabo voltando.

No meio de tanta bagunça que existe na internet e no meio da própria bagunça que o grupo também tem, não posso deixar de reconhecer que, com todas as divergências que possuo com o criador do grupo, ele acertou em cheio nessa. Observatório de Araguari, quem não conhece, deveria.

6 Comentários

  1. Junior disse:

    Boa tarde Talita, através do mesmo grupo aqui citado conheci sua coluna e diga de passagem é bem escrita. Está de parabéns.

    Aproveito e deixo o link do grupo pra quem quiser participar:

    https://www.facebook.com/groups/203539826403540/

  2. Janis Peters Grants disse:

    Prezada Talita,

    Lembrando que o Grupo Observatório tem caráter emimentemente de CONTROLE SOCIAL, ou seja, de INCITAR os Cidadãos à participação no PÓS VOTO, nas efetivas COBRANÇAS DE RESULTADOS por parte de seus REPRESENTANTES ELEITOS, sejam no Executivo ou no Legislativo, naquilo que for de PRIORIDADE e DESEJO da COLETIVIDADE, muito acima de qualquer interesse INDIVIDUAL, POLÍTICO ou PARTIDÁRIO.

    Houve uma época em que os Gestores Públicos e respectivos Agentes Políticos Fiscalizadores ignoravam e até mesmo ZOMBAVAM do que se debatiam em Redes Sociais, e, esta forma de pensamento mudou muito, conforme incrementou-se a quantidade de participantes, e principalmente, a QUALIDADE dos conteúdos debatidos.

    Descobriram e se conscientizaram de que SE PERDE ELEIÇÃO POR UM ÚNICO VOTO.

    Descobriram também, que em um universo em torno de 10.000 participantes, se apenas um se basear pelas leituras dos Tópicos no Grupo, este já atingiu o seu objetivo.

    Intentar ser FORMADORES DE OPINIÃO é questionável, já que acreditamos que OPINIÃO CADA UM DEVERÁ TER A SUA PRÓPRIA, e utilizamos a ferramenta de Rede Social Facebook para incentivar que as pessoas compartilhem suas ideias e entendimentos, para – quem sabe, nós mesmos possamos evoluir e melhorar as nossas atitudes.

    Matérias jornalísticas no Grupo são sempre bem vindas, onde criamos e incentivamos o hábito do e-Clipping, ou seja, postar A FONTE ( o link original ), com uma chamada alternativa, e deixar que os participantes deslanchem em comentários, críticas e elogios. Claro, sem CERCEAMENTOS, CENSURAS, mas, com uma MODERAÇÃO ao exercício da PLENA CIDADANIA e expressão de pensamentos.

    Atenciosamente
    Janis Peters Grants.

    MODERADOR do Grupo Observatório de Araguari. Este Grupo é tão bom, que já temos TRÊS PILANTRAS mantendo Grupos com o nome “similar”, e ainda acrescido da palavra ” ( Original ). Povinho sem criatividade…

    https://www.facebook.com/groups/203539826403540/

    COLABORADOR do BLOG
    http://www.observatoriodearaguari.com/

    ;-)

  3. Janis Peters Grants disse:

    … eminentemente (*) ;-)

  4. ney disse:

    no observatorio o bicho pega mesmo. . .

  5. Jane. disse:

    Sr. Prefeito
    Fica difícil fazer maiores cobranças se até mesmo o vale alimentação do funcionário público está acumulado, queremos notícias

  6. anonimo disse:

    Prezada Jornalista, este grupo não é bem o que você descreveu, eles ficam apenas criticando e nada fazem, parecem meio revoltados com a vida e com tudo, e também bloqueiam e excluem quem discorda deles.

Deixe seu comentário: